1. Futuro profissional

Gabriel Jesus, ex-aluno do SENAI e do SESI (DF)
“O SESI me ajudou não só nos estudos, mas também a me tornar uma pessoa melhor. Aprendi muito lá, em especial com as aulas de robótica. Com o conhecimento que tive lá, pude escolher meu futuro profissional. O curso me abriu portas.”
2. Mais oportunidade

Silvio Dreveck, deputado estadual em SC e ex-aluno
“Foi o primeiro curso que fiz, ainda na década de 1970. Depois do curso, tive a oportunidade de crescer dentro da empresa. Eu não tinha nenhum curso profissionalizante e estava fazendo o curso fundamental. Abriu minha visão de que a educação poderia me permitir crescer na vida.”
3. Conexão com a tecnologia

José Maria Júnior Almeida Machado, do Amazonas, participante da Olimpíada do Conhecimento em 2010
“O SENAI tem um diferencial muito grande: uma parte teórica muito boa e alguns dos melhores laboratórios, altamente voltados para o que vemos no polo industrial de Manaus, e isso facilita muito. Devo minha preparação acadêmica e profissional ao SENAI.”
4. Estímulo ao empreendedorismo

Sérgio Endrico, dono da Brilhinox Indústria e Comércio de Aço Inoxidável no DF, ex-aluno e conselheiro do SENAI
“Me formei em 1996 no curso de Serralheria, que hoje não existe mais. Foi lá que tive contato com o uso do aço inoxidável e, em 2004, abri minha própria empresa. Pessoalmente, considero que o SENAI tem uma importância maior até mesmo que uma faculdade.”
5. Essencial para a indústria

Cristovam Buarque, senador (DF)
“Sem o Sistema Indústria, a economia brasileira estaria totalmente no século XIX. Ainda assim, o sistema educacional não ajuda o Sistema S. Os alunos chegam aos cursos profissionalizantes às vezes sem saber uma regra de três. Sem o Sistema S estaríamos perdidos.”
6. Desenvolvimento pessoal

Felipe Basso, professor do SENAI em Joaçaba (SC)
"O SENAI tem um papel fundamental muito importante em duas frentes, tanto na formação técnica e profissional, quanto nas atitudes cidadãs, ao preparar os alunos não somente para trabalhar, mas também na capacidade pessoal e na formação como seres humanos.”
7. Mais inclusão

Lucas Silva, deficiente visual, estudante do curso de Mecânica e Manutenção Automotiva (SENAI-SC)
“A estrutura que tenho na escola está muito acima do que eu esperava. Tentei em outros colégios e não deixaram (porque sou deficiente visual). Meu objetivo agora é terminar o curso, conseguir um estágio e trabalhar na área. Também pretendo fazer qualificações em Mecânica."
8. Quem faz, ama

Cesar Olsen, empresário de SC, dono da Olsen S/A Indústria e Comércio e ex-aluno do SENAI (SC)
“Desde muito criança, um dos meus grandes sonhos era ser torneiro mecânico. Fiz o curso técnico do SENAI em Blumenau (SC) em Ajustagem Mecânica e Tornearia. Tenho um carinho muito especial pelo SENAI. Aluno, eterno aluno. É a melhor escola de ensino técnico que o Brasil tem.”
9. Retorno financeiro

Carlos Henrique Cajazeira Leal, ex-aluno do curso técnico de mecatrônica e tecnólogo em mecatrônica no SENAI (BA)
“Aqui eu consegui construir toda a minha carreira profissional, inclusive atendendo a empresas de grande porte no Brasil e no exterior. Pude comprar uma casa e constituir família graças às oportunidades que o SENAI me deu. Sou grato por tudo isso.”