VÍDEO: Colégio colombiano incentiva o aprendizado autônomo de estudantes

A série Destino Educação: Escolas Inovadoras, do Canal Futura em parceria com o SESI, mostra como é uma escola sem professores e sem sala de aula na Colômbia

Você já pensou como seria uma escola sem professores e sem salas de aula? Isso já é realidade no Colégio Fontán e é o tema do terceiro episódio da série Destino Educação: Escolas Inovadoras , realizada pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Na escola, localizada em Chía, na Colômbia, os alunos estudam, e aprendem, com total autonomia. 

Dividida em sete oficinas, que são grandes salas de estudo, estudantes de diferentes idades decidem, com independência, o que e quanto estudar, muito diferente dos colégios tradicionais em que turmas de dezenas de alunos têm as mesmas aulas. Há também cinco analistas presentes para tirar as dúvidas dos alunos. O diretor do colégio, Julio Fontán, acredita que, dessa forma, eles realmente entendem o sentido de aprender e estudar. Veja na reportagem:

A SÉRIE - Para fazer a série Destino Educação: Escolas Inovadora s, doze escolas de nove países foram visitadas. Você vai conhecer colégios da Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra, que reinventaram suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos, para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. 

A série conta com 13 episódios, de 52 minutos cada, e tem o formato de documentário. Cada capítulo é dedicado a uma escola e o último apresenta todas as instituições da série, com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar. 

Assista ao primeiros episódios: 
- Escola inglesa associa ensino tradicional a técnicas de empreendedorismo
- SESI e Canal Futura lançam série de vídeos sobre escolas inovadoras

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre mais de 22 mil vagas para cursos com início em setembro e outubro
Parcerias com setor privado podem alavancar investimentos em infraestrutura, diz Robson Andrade
SESI recebe Prêmio Marca Brasil pelas ações em Saúde e Segurança no Trabalho

Comentários