Unidades móveis do SENAI levam conhecimento a brasileiros

São 326 unidades espalhadas por todo o Brasil. Seis delas estão no Pavilhão do Anhembi até domingo, dia 18

Além das 809 unidades operacionais que o SENAI tem espalhadas por 2.600 municípios brasileiros, existem mais 326 unidades móveis que percorrem o país levando tecnologia e conhecimento. Isso significa que os cursos do SENAI, que vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação, podem ir a diferentes lugares do Brasil em caminhões equipados com computadores, ferramentas ou máquinas de última geração, verdadeiras salas de aula itinerantes, oportunas para um país com dimensões continentais como o Brasil com uma grande demanda de mão de obra qualificada.
 
Ao redor do Pavilhão do Anhembi, onde acontece até o próximo domingo (18) a 7ª Olimpíada do Conhecimento, estão instaladas seis unidades móveis do SENAI e duas do SESI, abertas para visitação do público, das ocupações: tornearia CNC, panificação, confecção industrial, automação, construção civil, nanotecnologia além de alimentação e saúde ocupacional.
 
O instrutor de práticas avançadas em Nanotecnologia do SENAI São Paulo, Nasser Hasan, responsável pela unidade móvel de Nanotecnologia, instalada na Olimpíada, fala que, além ser uma forma de facilitar o acesso da sociedade ao conhecimento, as unidades móveis são uma forma rápida de se levar o conhecimento e alguns os equipamentos que são difíceis de serem colocados em todas as unidades físicas do SENAI e do SESI, por serem relativamente caros e pesados, para diferentes lugares. “O fato de ela ser móvel não deixa a desejar de forma alguma em estrutura. Ela tem um design bem moderno, no nosso caso, equipamentos de ponta na área de nanotecnologia como microscópio eletrônico de varredura, um equipamento de nanolitografia, um equipamento de microscópio de força”, explica Hasan.
 
PEQUENOS NOTÁVEIS - Nanotecnologia é toda tecnologia desenvolvida na escala do nanômetro, a menor divisão de uma partícula. “O nanômetro é você pegar um milímetro e dividi-lo ou pegar um fio de cabelo e dividir em 70 mil partes. A menor divisão dele se chama nano. Ela possibilita desenvolver produtos, processos, teorias. Tem muitas aplicações em todas as áreas: na eletrônica, na área médica. É uma grande contribuição para a humanidade, em todas as áreas do conhecimento e nos setores industriais, desde camisetas que não molham, no caso da propriedade hidrofóbica, camisetas que são repelentes de insetos”, explica o instrutor do SENAI Nasser Hasan.
 
Segundo Hasan, o principal objetivo da escola móvel de Nanotecnologia é divulgar esta ciência para a sociedade e para as escolas do SESI e SENAI. “O objetivo é incentivar as crianças, fazer elas terem contato com esse conhecimento, porque até então elas só conhecem as dimensões visíveis, o centímetro, o milímetro. Com a escola móvel de nanotecnologia vai ser possível abrir a cabeça das crianças para esta dimensão. Os professores de biologia, por exemplo, já vão começar a associar as escalas da célula às escalas da nanotecnologia. A ideia é já despertar o interesse das crianças, desde o ensino fundamental, pelas ciências”, explica o instrutor, que é formado em física e pós-doutorado em Nanotecnologia.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Centro Clóvis Motta, do SENAI em Natal, oferece mais de 80 cursos de moda e alimentos
VÍDEO: SENAI de João Pessoa oferece curso com intérprete para incluir pessoas com deficência auditiva
SENAI CETIQT forma novos talentos para o mercado

Comentários