Sistema FIERGS lança Educação para o Mundo do Trabalho

O movimento, liderado pela Confederação Nacional da Indústria, está baseado em encontrar alternativas para a falta de preparo dos jovens que deixam as escolas e não ingressam na universidade

O Projeto Educação para o Mundo do Trabalho será lançado no Rio Grande do Sul dia 14 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. O movimento, liderado pela Confederação Nacional da Indústria, está baseado em encontrar alternativas para a falta de preparo dos jovens que deixam as escolas e não ingressam na universidade, já que apenas 17% dos estudantes o fazem. Os outros interrompem os estudos sem ter sequer uma hora de aula preparatória para ocupar um emprego.

O resultado desse despreparo para o mercado de trabalho é que o Brasil convive com um baixo índice de produtividade, que chega a ser metade do registrado na Coreia do Sul e cinco vezes menor que nos Estados Unidos. A Educação para o Mundo do Trabalho é a que oferece ao jovem conhecimentos, competências e habilidades indispensáveis ao seu desenvolvimento pessoal, como cidadão e agente produtivo. Assim a indústria brasileira contará com profissionais qualificados, inserindo-se na dinâmica da inovação e aumentando sua competitividade. 

O objetivo do projeto é desenvolver um estratégia de ação e de mobilização de parceiros da sociedade civil e dos setores produtivos e governamentais em prol da construção de uma agenda de curto e médio prazo para a educação brasileira. A intenção da CNI é fomentar e contribuir com este debate. As ações vão contemplar um público específico: trabalhadores da indústria que não possuem ensino médio, jovens que estão cursando o ensino médio e jovens de 18 a 24 anos que interromperam seus estudos e estão fora do mercado de trabalho.

O workshop Educação para o Mundo do Trabalho contará com a palestra do antropólogo Roberto Da Matta para fomentar o debate, no dia 14 de agosto, a partir das 13h30min, na sede da FIERGS.

Relacionadas

Leia mais

Fórum IEL de Carreiras discute entrada de jovens no mundo do trabalho
Colaboradores conhecem programa Educação para o mundo do trabalho
SESI e SENAI lançam Movimento Educação para o Mundo do Trabalho

Comentários