Percentual de alunos que alcançaram pontuação dentro dos níveis "adequado" e "avançado" |
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Estado | Nº de alunos | Percentual de alunos |
Sergipe | 458 | 82,7% |
São Paulo | 5.133 | 82,6% |
Santa Catarina | 4.096 | 80,8% |
Paraná | 4.296 | 78,3% |
Minas Gerais | 5.750 | 74,9% |
Bahia | 1.249 | 74,8% |
Espírito Santo | 1.269 | 74,7% |
CETIQT(RJ) | 43 | 72,9% |
Tocantins | 155 | 72,4% |
Rio de Janeiro | 1.988 | 67,9% |
Rio Grande do Sul | 1.107 | 67,7% |
Roraima | 14 | 63,3% |
Amapá | 62 | 61,4% |
Distrito Federal | 204 | 61,1% |
Maranhão | 317 | 59,7% |
Rondônia | 494 | 59% |
Amazonas | 187 | 58,8% |
Goiás | 1.212 | 58,1% |
Mato Grosso do Sul | 379 | 57,2% |
Pernambuco | 1.281 | 57,2% |
Rio Grande do Norte | 342 | 57,2% |
Alagoas | 304 | 56% |
Ceará | 398 | 54,4% |
Acre | 41 | 52,6% |
Pará | 408 | 52,6% |
Paraíba | 256 | 52,4% |
Mato Grosso | 629 | 47,8% |
Piauí | 3 | 33,3% |
TOTAL | 32.075 | 71,5% |
Pela primeira vez, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fez uma avaliação que abrange 40 cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o país. As provas, aplicadas em 2015, foram respondidas por 44.876 alunos de 361 escolas do SENAI em todos os estados e no Distrito Federal. Do total de participantes, 71,5% obtiveram resultados nos níveis adequado e avançado. A Avaliação de Desempenho de Estudantes também ouviu, por meio de questionários, 10.777 docentes e 241 diretores. O objetivo da avaliação, além de estabelecer uma série histórica, é verificar a proficiência dos estudantes, o desempenho dos cursos, das escolas, possibilitando, assim, o aprimoramento da educação profissional oferecida pelo Sistema Indústria.
Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, os resultados da prova de larga escala, realizada com os estudantes concluintes dos cursos técnicos, devem verificar a eficácia e a efetividade da oferta educacional. “Nós precisamos usar esses dados e trabalhar pela excelência dos nossos cursos, considerando as exigências do setor industrial. A indústria brasileira necessita de mão de obra qualificada e essa é a aposta do SENAI para a retomada do crescimento da economia”, afirma Lucchesi.
Com foco em competências, a avaliação propõe investigar o grau de desenvolvimento de capacidades básicas, técnicas e de gestão, bem como verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho de cada ocupação. Para isso, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – metodologia que também atende o Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.
PRINCIPAIS RESULTADOS – Entre os 44.876 alunos que realizaram a prova, 32.075 (71,5%) obtiveram notas nos níveis adequado e avançado. Por estado, proporcionalmente, os que mais tiveram resultados nessas duas faixas foram os alunos de Sergipe (82,7%), seguidos pelos de São Paulo (82,6%), Santa Catarina (80,8%), Paraná (78,3%), Minas Gerais (74,9%), Bahia (74,8%) e Espírito Santo (74,7%).
Também foi possível analisar o desempenho de cada curso técnico, por meio da porcentagem de alunos que alcançaram pontuação correspondente aos níveis adequado e avançado. A seguir, estão os 12 cursos com melhor desempenho dos alunos:
Cursos com melhor desempenho dos alunos
* Técnico em Meio Ambiente (86,2%)
* Técnico em Fabricação Mecânica (84,5%)
* Técnico em Eletroeletrônica (84,2%)
* Técnico em Comunicação Visual (79%)
* Técnico em TI – Informática (77,2%)
* Técnico em Automação (77%)
* Técnico em Administração (76,5%)
* Técnico em TI – Redes de Computadores (74,4%)
* Técnico em Segurança do Trabalho (74%)
* Técnico em Mecânica (72,7%)
* Técnico em Eletromecânica (72,5%)
* Técnico em Produção de Moda (71,1%)
De acordo com Rafael Lucchesi, esses resultados refletem o alto nível do SENAI na formação de quem escolhe essas carreiras. “É fundamental ampliarmos o acesso dos jovens ao ensino técnico no Brasil, a exemplo de outros países desenvolvidos. Só assim será possível corrigir a matriz educacional brasileira, proporcionar aos jovens mais oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, fazer com que a indústria ganhe em produtividade”, finaliza Lucchesi.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – No ano passado, os alunos do SENAI fizeram do Brasil o grande vencedor da WorldSkills - maior competição de educação profissional do mundo, realizada em São Paulo, e que reuniu competidores de 60 países. A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking total de pontos, a frente da Coreia, Alemanha, Suíça e China. O Brasil conquistou o maior número de medalhas por ocupação, sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação. Assim, a delegação brasileira subiu ao pódio em 27 ocupações. O time brasileiro contou com 56 jovens competidores, entre 17 a 22 anos. Desde 1983, o SENAI representa o país no evento, acumulando 95 medalhas e 129 certificados de excelência.