Sete em cada dez alunos de cursos técnicos do SENAI têm desempenho entre os níveis adequado e avançado

Objetivo da avaliação é verificar a proficiência dos estudantes, o desempenho dos cursos, das escolas, possibilitando o aprimoramento da educação profissional oferecida pelo Sistema Indústria

Percentual de alunos que alcançaram pontuação
dentro dos níveis "adequado" e "avançado"
Estado Nº de alunos Percentual de alunos
Sergipe 458 82,7%
São Paulo 5.133 82,6%
Santa Catarina 4.096 80,8%
Paraná 4.296 78,3%
Minas Gerais 5.750 74,9%
Bahia 1.249 74,8%
Espírito Santo 1.269 74,7%
CETIQT(RJ) 43 72,9%
Tocantins 155 72,4%
Rio de Janeiro 1.988 67,9%
Rio Grande do Sul 1.107 67,7%
Roraima 14 63,3%
Amapá 62 61,4%
Distrito Federal 204 61,1%
Maranhão 317 59,7%
Rondônia 494 59%
Amazonas 187 58,8%
Goiás 1.212 58,1%
Mato Grosso do Sul 379 57,2%
Pernambuco 1.281 57,2%
Rio Grande do Norte 342 57,2%
Alagoas 304 56%
Ceará 398 54,4%
Acre 41 52,6%
Pará 408 52,6%
Paraíba 256 52,4%
Mato Grosso 629 47,8%
Piauí 3 33,3%
TOTAL 32.075 71,5%

 

Pela primeira vez, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fez uma avaliação que abrange 40 cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o país. As provas, aplicadas em 2015, foram respondidas por 44.876 alunos de 361 escolas do SENAI em todos os estados e no Distrito Federal. Do total de participantes, 71,5% obtiveram resultados nos níveis adequado e avançado. A Avaliação de Desempenho de Estudantes também ouviu, por meio de questionários, 10.777 docentes e 241 diretores. O objetivo da avaliação, além de estabelecer uma série histórica, é verificar a proficiência dos estudantes, o desempenho dos cursos, das escolas, possibilitando, assim, o aprimoramento da educação profissional oferecida pelo Sistema Indústria.

Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, os resultados da prova de larga escala, realizada com os estudantes concluintes dos cursos técnicos, devem verificar a eficácia e a efetividade da oferta educacional. “Nós precisamos usar esses dados e trabalhar pela excelência dos nossos cursos, considerando as exigências do setor industrial. A indústria brasileira necessita de mão de obra qualificada e essa é a aposta do SENAI para a retomada do crescimento da economia”, afirma Lucchesi.

Com foco em competências, a avaliação propõe investigar o grau de desenvolvimento de capacidades básicas, técnicas e de gestão, bem como verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho de cada ocupação. Para isso, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – metodologia que também atende o Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.

​​PRINCIPAIS RESULTADOS – Entre os 44.876 alunos que realizaram a prova, 32.075 (71,5%) obtiveram notas nos níveis adequado e avançado. Por estado, proporcionalmente, os que mais tiveram resultados nessas duas faixas foram os alunos de Sergipe (82,7%), seguidos pelos de São Paulo (82,6%), Santa Catarina (80,8%), Paraná (78,3%), Minas Gerais (74,9%), Bahia (74,8%) e Espírito Santo (74,7%).

Também foi possível analisar o desempenho de cada curso técnico, por meio da porcentagem de alunos que alcançaram pontuação correspondente aos níveis adequado e avançado. A seguir, estão os 12 cursos com melhor desempenho dos alunos:
 

Cursos com melhor desempenho dos alunos

* Técnico em Meio Ambiente (86,2%)
* Técnico em Fabricação Mecânica (84,5%)
* Técnico em Eletroeletrônica (84,2%)
* Técnico em Comunicação Visual (79%)
* Técnico em TI – Informática (77,2%)
* Técnico em Automação (77%)
* Técnico em Administração (76,5%)
* Técnico em TI – Redes de Computadores (74,4%)
* Técnico em Segurança do Trabalho (74%)
* Técnico em Mecânica (72,7%)
* Técnico em Eletromecânica (72,5%)
* Técnico em Produção de Moda (71,1%)


De acordo com Rafael Lucchesi, esses resultados refletem o alto nível do SENAI na formação de quem escolhe essas carreiras. “É fundamental ampliarmos o acesso dos jovens ao ensino técnico no Brasil, a exemplo de outros países desenvolvidos. Só assim será possível corrigir a matriz educacional brasileira, proporcionar aos jovens mais oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, fazer com que a indústria ganhe em produtividade”, finaliza Lucchesi.

O curso de Técnico em Fabricação Mecânica foi um dos que os alunos do SENAI apresentaram melhor desempenho

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – No ano passado, os alunos do SENAI fizeram do Brasil o grande vencedor da WorldSkills - maior competição de educação profissional do mundo, realizada em São Paulo, e que reuniu competidores de 60 países. A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking total de pontos, a frente da Coreia, Alemanha, Suíça e China. O Brasil conquistou o maior número de medalhas por ocupação, sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação. Assim, a delegação brasileira subiu ao pódio em 27 ocupações. O time brasileiro contou com 56 jovens competidores, entre 17 a 22 anos. Desde 1983, o SENAI representa o país no evento, acumulando 95 medalhas e 129 certificados de excelência.

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