SESI reúne 31 equipes na etapa regional do Torneio de Robótica em Manaus

300 alunos divididos de escolas do SESI, escolas públicas e particulares vão participar da disputa. Quem conseguir a classificação passa para a fase nacional, em março

Podem participar da competição estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e privadas

O Serviço Social da Indústria (SESI) promove, nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Clube do Trabalhador do Amazonas, em Manaus, a última etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) . Ao todo, 300 alunos divididos em 31 equipes de escolas do SESI, escolas públicas e particulares vão participar da disputa. Quem conseguir a classificação passa para a fase nacional, em Brasília, entre os dias 13 e 15 de março.

Durante dois dias, as equipes serão avaliadas em quatro provas, sendo elas design de robô, no qual as equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida; Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio e, em seguida, soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas com os outros; Core Values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe, sendo a única categoria eliminatória; e Desafio do Robô, sendo três partidas de dois minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

Participam do torneio 18 equipes de Escolas SESI, tanto de Manaus quanto de Itacoatiara, três equipes de escolas particulares, sete equipes de escolas públicas e mais três equipes vindas dos estados de Rondônia, Pará e Paraíba. As equipes são compostas por no mínimo quatro e no máximo dez alunos, um técnico e um mentor.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Por meio de uma experiência criativa os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO Mindistorms. Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o gerente executivo de Educação do SESI Sérgio Gotti, fala desse modelo de ensino que incentiva os estudantes para diversas carreiras. Ouça aqui.

O SESI é o organizador oficial da competição no Brasil. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST).

A melhor equipe do Torneio Nacional de Robótica garante vaga no World Festival, que acontece nos Estados Unidos, na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, em abril. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo.

TV GLOBO - O Bom Dia Amazônia, da TV Globo de Manaus, exibiu uma reportagem sobre o treino dos competidores. Assista ao vídeo no site do G1 !

Relacionadas

Leia mais

Torneio de Robótica mostra como será a aprendizagem no futuro
Equipes do SESI-RN garantem 1º e 2º lugares em etapa regional do Torneio de Robótica de Natal
Veja lista com as 60 equipes que participam do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, realizado pelo SESI

Comentários