SESI e SENAI participam das semanas de ciência, tecnologia e educação profissional

Público que visitar o Centro de Convenções Ulysses Guimarães poderá interagir com projetos inovadores e participar de oficinas e seminários. SESI Lab tem entrada gratuita até domingo

Alunos de escolas do DF interagem com mostras da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), sedia dois grandes eventos até domingo (22): a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC).  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI fazem parte da programação de palestras e oficinas gratuitas para o público. O acesso aos espaços é livre, mas a organização recomenda a inscrição pela Sympla, para os seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas.  

No estande do SENAI na Semana da Educação Profissional e Tecnológica, os visitantes podem participar de workshop de carreira para melhorar o currículo e assistir uma simulação do trabalho e da educação do futuro com óculos de Realidade Virtual.  

Outra inovação que está sendo apresentada é um protótipo de uma casa de cinco cômodos, com um Combo Tecnológico Sustentável (CTS), que captura energias solar fotovoltaica, hídrica pluvial, eólica e térmica. O projeto não só demonstra o potencial do serviço para fornecimento de energia a comunidades de baixa renda, como também propõe a criação de carretas para qualificar mão de obra para instalação do CTS. 

A área externa do Ulysses Guimarães, inclusive, está ocupada por unidades móveis das instituições de educação profissional. O SENAI está em três carretas: da Neoenergia, empresa parceira do programa Escola de Eletricistas; a da Bolsa de Valor, que transforma resíduos em oportunidades sustentáveis; e a de Tecnologia da Informação (TI), do projeto DF Inova Tech, em parceria com o Governo do Distrito Federal. As oficinas são ministradas de 30 em 30 minutos. 

Superintendente do SENAI recebe Medalha Nilo Peçanha 

O SENAI tem contribuído, há 81 anos, para a promoção e o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. Reconhecimento importante deste trabalho será concedido pelo MEC à instituição. 

O superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado, receberá a Medalha Nilo Peçanha na cerimônia oficial de abertura das semanas de ciência e tecnologia e da EPT nesta terça-feira (17), com a presença dos ministros Camilo Santana e Luciana Santos.  

O MEC aproveita a semana da EPT para uma série de seminários e encontros. Um deles é o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que conta com quatro palestrantes do corpo de especialistas do SENAI: Juliana Pappetti, na mesa redonda sobre iniciação tecnológica; Germana Zapata, na de cultura maker, inovação e empreendedorismo; Melquizedeque Macedo, na de ecossistema de inovação nas instituições de EPT; e Luciana Brasil, na de empreendedorismo de base tecnológica e impactos sociais. 

Para participar dos seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas, visitante deve se inscrever pelo Sympla

Apresentações artísticas e projetos de ciência dos estudantes do SESI 

Já a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do MCTI, acontece anualmente com atividades não só em Brasília, mas em todo o país. São realizadas feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.  

O tema da 20ª edição é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e o objetivo é popularizar a ciência, fomentar o desenvolvimento da cultura científica e promover a inclusão social no país.  

Estudantes do SESI apresentam projetos inovadores desenvolvidos nas competições de robótica, como o RELES, que possibilita a reutilização de energia de lixo eletrônico e solar; e a Move Plus, pulseira que transforma as energias cinética e térmica produzidas pelo corpo humano em energia elétrica.  

O SESI-DF leva ainda três atrações artísticas: o musical Vozes da Indústria com o show Baile da Jô, com Josi Alves; a peça de teatro Circo dos Irmãos Saúde, da Circo Teatro Artetudo; e o musical Vozes da Indústria com alunos do SESI. 

Entrada gratuita no SESI Lab  

Para fechar a programação do SESI e do SENAI, o SESI Lab, que estreia na SNCT, terá ativações interativas e sessões de cinema no próprio museu, além de estande institucional no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Para democratizar ainda mais o acesso e atrair o público da SNCT para conhecer o formato inédito do museu interativo localizado ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, o SESI Lab também estará de portas abertas gratuitamente até o domingo. 

Mesmo sem cobrança de ingressos, é necessário emitir bilhetes no site do museu ou na bilheteria física. Em todos os dias de visitação, a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento do museu. O SESI Lab funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. E sábados, domingo e feriados, das 10h às 19h. 

Todos os detalhes da programação, como classificação indicativa e capacidade de público em cada atividade, estão disponíveis no Instagram do SESI Lab.

Relacionadas

Leia mais

Exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado, em cartaz a partir de agosto no SESI Lab
CNI debate interação entre indústria e universidade para a área de inovação
Oportunidades no SENAI! São 11 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

Comentários