Oportunidades no SENAI! São 11 mil vagas para cursos gratuitos e pagos

As vagas estão espalhadas por diversos estados brasileiros, nas áreas de Informática, Culinária, Marketing e muito mais

Retrato de jovem, estudante em pano casual, sentada no chão com expressão pensativa, estudando isolada sobre fundo verde do estúdio.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 11.573 vagas para cursos gratuitos e pagos. Há oportunidades nos formatos presencial e remoto em diferentes estados brasileiros. Algumas opções de cursos são para as áreas de Alimentos e Bebidas, Comunicação, Engenharia, Informática, Mecânica e muito mais!  

Distrito Federal

O SENAI-DF conta com mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos. As inscrições devem ser feitas pelo site do SENAI-DF até o dia 11 de dezembro ou enquanto houver vagas, uma vez que há cursos com alta procura e as vagas se esgotam rapidamente. As formações são realizadas por meio do Programa SENAI de Gratuidade Regimental e destinadas a pessoas de baixa renda.

Os cursos de qualificação são de curta e média duração e, neste edital, têm de 160 a 670 horas-aula. O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele uma recolocação profissional. Na conclusão, o SENAI-DF concede um certificado.

Espírito Santo

O SENAI-ES está com mais de 5 mil vagas abertas e inscrições até o final de 2023. As vagas são para mais de 50 áreas do conhecimento, entre elas: Eletricista, Almoxarife, Adminsitração, Mecânico, Logística e muito mais. A carga horária varia de 30 a 240 horas. A matrícula do candidato poderá ser realizada de forma presencial na unidade SENAI-ES de interesse ou pré-cadastro on-line no endereço eletrônico do SENAI-ES. 

Mato Grosso

Mais de 700 pessoas serão beneficiadas com os aulões gratuitos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão realizados nos dias 7, 10 e 28 de outubro em Cuiabá e Rondonópolis. A iniciativa da Faculdade de Tecnologia SENAI de Mato Grosso (Fatec SENAI) tem objetivo de auxiliar estudantes que estão se preparando para o Enem e precisam daquele reforço para a revisão de conhecimentos básicos do Ensino Médio. 

As inscrições são gratuitas e para participar dos aulões é necessário preencher o formulário do site do SENAI-MT  até 5 de outubro para Cuiabá e 25 de outubro para Rondonópolis. 

Paraná

O SENAI-PR está com 785 vagas para diversos cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Qualidade, Química e Segurança do Trabalho.

As oportunidades são para a região metropolitana e para Curitiba. As aulas começam no dia 23 de outubro e as inscrições podem ser feitas no site do SENAI-PR

Tocantins

SENAI do Tocantins tem vagas disponíveis para cursos como: Mecânico de Manutenção em Motocicletas, Fabricação de Bolos Tocantinenses, Operador de Computador, Marketing Pessoal e tantos outros. Ao todo são 837 vagas, sendo 797 vagas em 35 cursos presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno e 40 vagas para 1 curso na modalidade EAD (Educação a Distância). Para mais informações acesse o site do SENAI do Tocantins.

Oportunidade no SESI-BA 

O SESI-BA ampliou a oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, a instituição ainda tem 2.890 vagas gratuitas disponíveis em oito municípios baianos (confira tabela abaixo). 

As oportunidades são voltadas para jovens a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI Bahia.

As vagas são oferecidas nos polos da Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista. As aulas serão na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância, pela plataforma de ensino do SESI, e 20% presencial. 

SENAI é referência em educação profissional na América Latina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. Em 81 anos de história, formou mais de 80 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre o levantamento quinzenal de vagas

A Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.

Relacionadas

Leia mais

84,4% dos ex-alunos SENAI de cursos técnicos de nível médio estão empregados
Cursos do SENAI com até 96% de desconto? Você não pode perder o Futuro Day
Dia do programador: SENAI abre turmas de programação para pessoas com mais de 50 anos

Comentários