SESI e SENAI oferecem qualificação profissional na região do Oiapoque

A iniciativa atende indígenas da aldeia do Manga e moradores da cidade. Durante duas semanas, serão oferecidos 8 oficinas e 3 cursos de iniciação profissional

Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá está permitindo que indígenas aprendam informática dentro de uma unidade móvel instalada na Aldeia do Manga. A área fica a 18 km do município de Oiapoque, no extremo norte do estado.

Por meio do projeto SESI SENAI Fronteiras, a população da cidade também está aproveitando a oportunidade para se capacitar.

A programação envolve a oferta de oito oficinas e três cursos de iniciação profissional. Até 13 de dezembro, a comunidade local poderá escolher entre as opções: Modelagem Infantil, Confecção de saia, Confecção de bolsas ecológicas, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Pintura Decorativa, Introdução à Eletricidade Predial, Introdução à Climatização, Informática, Introdução à Programação com Arduino, Introdução à Operação de Drone, e Práticas de Meditação.

O diretor de Operações do SENAI e superintendente do SESI Amapá, Moisés de Aguiar, destacou que esse trabalho quer garantir oportunidades para as pessoas.

“Defendemos que por meio de profissionalização proporcionamos qualidade de vida para quem é beneficiado por nossos serviços. Indivíduos instruídos terão mais chances de disputar vagas no mercado de trabalho e empreender. Isso dá mais opções para estes que são atendidos diretamente, ao mesmo tempo em que fomenta a economia do lugar”, frisou Moisés.

O ônibus onde está sendo realizado o curso de Informática está montado na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, localizada na Aldeia do Manga. A área possui aproximadamente 1200 moradores, 120 famílias das etnias Galibi Marworno, Galibi do Oiapoque, Karipuna e Palikur, e aproximadamente 100 residências.  Lá, 40 jovens e adultos poderão aprender sobre o sistema operacional Windows, além de usar os aplicativos Word, Excel e Power Point.

O diretor da instituição de ensino, Josimar dos Santos, destaca que a capacitação será essencial para o aprendizado dos moradores. “É a primeira vez que uma entidade vem aqui para ofertar o curso. Estou muito feliz com o fato de o SENAI trazer essa oportunidade para nossa comunidade, pois é fundamental para as pessoas acompanharem o progresso, já que na aldeia contamos com energia elétrica e internet”, disse.

Luliane dos Santos, 27 anos, pertence à etnia Karipuna. Ela está cursando o segundo ano do Ensino Médio na Escola Jorge Iaparrá. Quando soube que o curso de Informática seria realizado na aldeia, não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade. “Eu quero muito fazer o curso para aprender a usar o computador e desenvolver meus trabalhos. Veio essa oportunidade pra gente aqui da aldeia e eu aproveitei. Eu não tenho computador, mas na escola alguns amigos têm e poderão me emprestar quando precisar”, contou, entusiasmada.

Já na cidade, a jovem Andreza dos Santos, de 21 anos, está cursando Modelagem infantil. Ela trabalha em uma malharia do município e está muito empolgada para aprender novas técnicas. “Escolhi esta opção para aprimorar meus conhecimentos e melhorar no meu trabalho. O curso é bom e prático. Considero que costura é uma área muito interessante”, comentou a aluna, que também se matriculou na oficina de Confecção de saia.

COOPERAÇÃO - Para possibilitar a oferta das oficinas e minicursos, o SESI e o SENAI Amapá assinaram um termo de cooperação com a Prefeitura do Município de Oiapoque (PMO). O convênio garante a realização de capacitação, por meio da disponibilização de instrutores, acompanhamento e avaliação dos alunos. Em contrapartida, o órgão municipal deve selecionar o público e disponibilizar os espaços físicos para o desenvolvimento das atividades. A ação conta também com o apoio das unidades locais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Federal do Estado do Amapá (IFAP).

Relacionadas

Leia mais

Inclusão: conheça iniciativas do Sistema Indústria para pessoas com deficiência
Conclusão das obras que duraram 46 anos na BR-163 é um marco para a redução do custo logístico
História de vida de professora do SESI é destaque na TV Globo

Comentários