SENAI testa a qualidade da educação profissional para pessoas com deficiência

Alunos do Programa SENAI de Ações Inclusivas participarão de provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) durante a Olimpíada do Conhecimento 2016, que acontece de 10 a 13 de novembro

Vinte e sete estudantes do Programa SENAI de Ações Inclusivas participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) dos cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) . As provas serão realizadas de 10 a 13 de novembro, na área externa do ginásio Nilson Nelson, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento 2016 .

Os alunos do PSAI são pessoas com algum tipo de deficiência física, intelectual, psicossocial, auditiva e visual. Eles terão 12 horas para demonstrar as habilidades técnicas e pessoais nas áreas profissionais que escolheram. O desempenho dos estudantes nas provas do SAEP é um indicador da qualidade da educação profissional e da adequação dos currículos dos cursos oferecidos pelo SENAI às exigências do mercado de trabalho.

Entre os 27 alunos do PSAI, 10 são de cursos da área de Costura Industrial e terão de produzir uma saia e uma camiseta. Nove estão se qualificando na área de Tecnologia da Informação e deverão mostrar habilidades na operação de microcomputadores e resolver, com ferramentas disponíveis na Internet, problemas em apresentações de PowerPoint e em planilhas Excel. Outros oito, que fazem cursos na área de Panificação, serão avaliados pela produção de massas doces e salgadas, como pães, bolos e biscoitos. As provas começarão na tarde de 10 de novembro e prosseguirão no dia 11. Nos dias 12 e 13, todos participarão de atividades de demonstração das profissões.

TESTES PRÁTICOS - Os estudantes serão avaliados por especialistas técnicos do SENAI. “Nas provas, os estudantes do PSAI terão de identificar problemas e propor soluções relacionados às atividades profissionais que escolheram e aos conhecimentos adquiridos nos cursos do SENAI”, afirma Adriana Barufaldi, responsável pelo PSAI. “São provas práticas, adequadas à capacidade formativa do aluno, que testam os conhecimentos e as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho”, explica ela.
 

Competidor da área de Tecnologia da Informação Marcos da Silva Vieira, 22 anos, espera que a participação na Olimpíada do Conhecimento reforce seu currículo e ajude a abrir as portas do mercado de trabalho. “Minha expectativa é conseguir um emprego”, diz o jovem, que mora em Luziânia (GO), cidade que fica a 60 quilômetros de Brasília.

Marcos perdeu a visão aos 16 anos de idade em um acidente. Em 2014, fez um curso de formação profissional em informática no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Em seguida, começou a frequentar uma escola de educação especial em Brasília. Lá um professor recomendou que ele prosseguisse com a formação profissional.

Hoje, Marcos faz curso de operador de microcomputador no SENAI-DF durante o dia e à noite estuda Análise de Sistemas na Universidade Anhanguera. “Estou treinando para fazer uma boa prova na Olimpíada do Conhecimento”, diz o jovem.

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO - A formação e a inclusão profissional das pessoas com deficiências são os principais objetivos do PSAI. “O programa também estimula os estudantes a progredirem na carreira”, diz Adriana Barufaldi. Ao oferecer cursos de formação profissional adequados a cada tipo de limitação – física, auditiva, intelectual, visual ou múltipla –, o PSAI também apoia as ações de responsabilidade social da indústria e o cumprimento da lei que estabelece cotas para deficientes nas empresas.

Criado em 2002, o PSAI recebeu até agosto deste ano 16.300 matrículas de pessoas com deficiências. Desde 2012, foram atendidos mais de 93 mil alunos com necessidades especiais, principalmente física, intelectual, auditiva e visual. As escolas do SENAI foram preparadas e equipadas para receber esses alunos e contam com profissionais treinados para cada tipo de especificidade.

Apenas em 2015 e 2016, mais de 6 mil docentes foram treinados para ensinar, por exemplo, em libras, em Braille, com áudio descrição, com informática para deficientes visuais, tecnologias assistidas, entre outros. O material didático também é adequado à necessidade de cada aluno.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizado a cada dois anos, o evento faz parte do processo de avaliação dos cursos técnicos e de formação profissional oferecidos pelo SENAI. Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento reunirá 1.200 competidores de todo o país.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC 2016
 

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
Estudantes têm de desenvolver aplicativos inéditos com o tema sustentabilidade
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Comentários