SENAI, SESI e IEL abrem cerca de 3 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

Há vagas em cursos técnicos, de aprendizagem industrial e outros

A demanda por profissionais de formação técnica, mesmo em tempos de crise, está em alta. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece diferentes opções para quem quer se qualificar na área. Há vagas em cursos técnicos, de aprendizagem industrial e outros. 

Por outro lado, jovens e adultos que buscam educação básica podem procurar o Serviço Social da Indústria (SESI), que está com inscrições abertas para o EJA. Há, ainda, cursos do programa Cozinha Brasil para crianças. 

Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) abre oportunidades para diferentes cursos direcionados a empresários e industriais. Clique nas abas abaixo para os detalhes sobre as vagas. 

O IEL do Ceará está com inscrições abertas para diversos cursos em Fortaleza. Há oportunidades para em cursos de formação de auditores internos, gerenciamento de processos de negócios, gestão de armazém, gestão estratégica da qualidade para empresas, gestão logística para pequenas empresas, entre outros. Para mais detalhes sobre horários das turmas e valores, acesse a página do IEL Ceará 

Turminha Cozinha Brasil tem 40 vagas em Serra 
O programa SESI Cozinha Brasil está com inscrições abertas para cursos no mês de julho com turmas exclusivas para crianças e adolescentes no município de Serra. Referência em todo o país, o programa promove a orientação para uma alimentação saudável, nutritiva e sustentável por meio de cursos e oficinas rápidas, todos gratuitos, sempre resultando em receitas saborosas e de baixo custo, incluindo o reaproveitamento de sobras de alimentos. 

O Turminha Cozinha Brasil é a versão infantojuvenil do Programa Cozinha Brasil, com o ensino das receitas saudáveis sendo realizado de maneira lúdica. As turmas em Serra terão aulas na unidade móvel do Cozinha, e as inscrições costumam se encerrar com muita rapidez, pois o programa é sucesso também entre as crianças, ainda mais no mês de julho, quando elas estão em férias escolares. 

Em média, são oferecidas 40 vagas para a comunidade, por período (matutino/vespertino/noturno). Para se inscrever, basta entrar em contato pelos telefones indicados em cada um dos cursos listados abaixo. A idade mínima para as turmas normais é de 14 anos, enquanto que para os alunos do Turminha Cozinha Brasil é de cinco a 10 anos. 

Confira a programação: 

Serra – 40 vagas por turno 
Data: 14, 15 e 16 de julho de 2015 
Horários: manhã e tarde. 
5 a 7 anos - das 9h às 11h 
8 a 11 anos - das 13h às 15h 
12 a 15 anos - das 15h30 às 17h30 
Local: Primeira Igreja Batista em Barcelona - Avenida Região Sudeste, 402, Barcelona, Serra/ES 
Inscrições: no local 
Contato:  (27) 3341-4744 / 6803

SENAI oferta duas mil vagas para cursos técnicos para o segundo semestre de 2015 

O SENAI está com inscrições abertas para duas mil vagas em cursos técnicos. As oportunidades são destinadas a estudantes do ensino médio ou àqueles que já tenham concluído essa etapa da educação básica. 

As aulas terão início no segundo semestre de 2015, no dia 29 de julho, e há oportunidades nos municípios de Aracruz, de Cachoeiro de Itapemirim, de Colatina, de Linhares, de Serra, de Vila Velha e de Vitória. Porém, atenção: na Capital, o ingresso aos cursos é diferenciado em relação às outras unidades. Veja o edital de Vitória aqui e das outras escolas aqui 

Os cursos disponíveis são: Técnicos em Vestuário, em Informática, em Segurança do Trabalho, em Refrigeração e Climatização, em Edificações, em Logística, em Desenho da Construção Civil, em Automação Industrial e em Rede de Computadores. Os cursos no SENAI-ES duram de um a dois anos e proporcionam conhecimentos teóricos e práticos para quem quiser atuar no setor industrial. 

Para mais detalhes, entre em contato com a unidade mais próxima de você. A lista de endereços e telefones está na página do SENAI .

SENAI de Cuiabá abre 500 vagas em cursos de gestão e tecnologia 

Modelista e Organizador de Eventos estão entre os cursos de qualificação que o SENAI de Cuiabá oferecerá, neste mês, para qualquer pessoa que queira se qualificar, respeitando os pré-requisitos de idade e escolaridade. São 500 vagas em cursos de 160 horas de duração, o que equivale a 40 dias úteis de aulas. 

Também há vagas abertas para os cursos de Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Operador de Caixa, Operador de Microcomputador (Sistema Windows), Atendimento ao Público com Informática, Organizador de Eventos, Espanhol Básico, Língua Brasileira de Sinais – Libras Intermediário. As aulas ocorrem nos períodos matutino, vespertino e noturno. 

Para fazer a matrícula é preciso ter em mãos as cópias legíveis do RG e CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (conforme o pré-requisito do curso). Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de pai/mãe ou responsável legal, com cópia de RG e CPF e documento que comprove a guarda do menor. 

As matrículas poderão ser realizadas na própria unidade do SENAI de Cuiabá localizada na Av. XV de Novembro, 303, Bairro Porto. Mais informações pelo telefone:  (65) 3612-1700.

SESI Rio tem inscrições para 1.382 vagas gratuitas em turmas de educação de jovens e adultos (EJA) 

O SESI do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para 1.382 vagas gratuitas em turmas de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA), para aulas em diversas unidades do estado. As vagas serão distribuídas por meio de sorteio no dia 25 de julho, nas escolas SESI em que forem realizadas as inscrições. 

As oportunidades são oferecidas nas unidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Cinelândia, Duque de Caxias, Honório Gurgel, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Macaé, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, São Gonçalo e Vicente de Carvalho. Das vagas, 178 são destinadas ao ensino fundamental do 1º ao 5º ano, 418 ao ensino fundamental do 6º ao 8º ano e 786 ao 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Cada série terá duração de seis meses. 

As inscrições podem ser feitas na própria escola SESI de interesse, até dia 22 de julho. Para participar, os candidatos às vagas de ensino fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos e os candidatos às vagas do ensino médio a idade mínima de 18 anos. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de escolaridade anterior à fase que deseja cursar. Para os menores de idade, deverão ser apresentados os documentos dos responsáveis. 

A matrícula daqueles que forem sorteados deverá ser realizada de 27 a 31 de julho na respectiva unidade em que o candidato concorreu à vaga. A previsão é que as aulas comecem no dia 3 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo  0800 0231 231 FREE ou pelo site do Educa Mais, onde está disponível o edital completo 

SENAI de Cacoal abre 350 vagas para cursos técnicos e profissionalizantes 
O SENAI de Cacoal está com inscrições abertas para 18 cursos técnicos e profissionalizantes. As aulas iniciam no dia 3 de agosto e cada turma será composta por 25 alunos. 

Há vagas para os cursos técnicos em eletrotécnica; informática; segurança do trabalho e técnico em edificações - EAD. Entre os cursos profissionalizantes, as opções são operador de escavadeira hidráulica; eletricista instalador predial de baixa tensão; cadista para construção civil; auxiliar de crédito e cobrança; eletricista de linhas elétricas de alta e baixa tensão; mecânico de motocicleta; NR-10; instalador e reparador de computadores - EAD; assistente de recursos humanos e eletricista Industrial. 

Os cursos técnicos têm em torno de 1.300 horas/aula, variando de um ano e meio a dois anos de duração. Já os profissionalizantes são destinados a toda a comunidade, independente de idade e escolaridade. 

Para se inscrever, os interessados devem apresentar os originais e cópias do RG, CPF. Caso seja menor de idade e não tenha esses documentos, é necessário comparecer acompanhado de um responsável e apresentar cópia da certidão de nascimento. As vagas são limitadas e as mensalidades podem ser parceladas em até 24 vezes. Mais informações no site da instituição ou pelo telefone:  (69) 3441- 3093 . 

IEL abre inscrições para curso sobre empreendedorismo 
O IEL está com inscrições abertas para o curso “O Pirata Empreendedor”, que será ministrado pelo Ph.d em Administração de Negócios, Marcelo Peruzzo, nos dias 19 e 20 de agosto, em Palmas. 

O curso é voltado para executivos, diretores, gerentes, coordenadores e responsáveis técnicos de empresas industriais, comerciais e de serviços e visa possibilitar aos gestores maior assertividade nas ações empreendedoras. Para tanto, serão utilizadas técnicas avançadas de marketing digital desde a validação da ideia de um negócio até a validação da relação oferta e demanda, indicando o cenário correto para determinado negócio. 

Além de fundamentos teóricos, durante dois dias serão mostrados cases internacionais e importantes pontos de reflexão, um convite para o empreendedor inovar a partir de conceitos exclusivos e ferramentas que trazem resultados reais. 

Para se inscrever no curso O Pirata Empreendedor os interessados devem procurar a sede do IEL em Palmas, que fica no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, telefonar para  (63) 3229-5734 / 9980-1136 ou acessar o e-mail [email protected]


SENAI oferece 95 vagas para cursos em Palmas e Porto Nacional 
O SENAI está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Técnico em Redes de Computadores, em Palmas, e para o curso gratuito de Mestre de Obras, em Palmas e Porto Nacional. Os candidatos devem procurar as Unidades do SENAI no município de interesse e inscrever-se levando identidade ou outro documento com foto e CPF. 

O processo seletivo é composto de prova objetiva e redação. O edital com as informações das vagas e cronograma está disponível no site do SENAI por meio do link Processo Seletivo de Cursos 

Os candidatos às vagas gratuitas das turmas de Mestre de Obras devem se inscrever nas unidades do SENAI em Palmas e Porto Nacional até o dia 9 de julho para as 50 vagas de Palmas. Para os candidatos às 25 vagas de Porto Nacional o prazo final é o dia 16 de julho. As inscrições para as 20 vagas do curso de Técnico em Redes de Computadores ficam abertas até o dia 23 de julho.

- Unidade SENAI de Palmas - Setor de Atendimento ao Cliente. - End.: 104 Sul Rua SE-11 Lt.17 Plano Diretor Sul – Telefone:  (63) 3215-0235 
- Unidade SENAI de Palmas (Anexo) – Setor de Atendimento ao Cliente – End.: 104 Sul Rua SE-03 Cj. 02 Lt. 37 Plano Diretor Sul – Telefone:  (63) 3229-5656 
- Escola da Construção Civil - Setor de Atendimento ao Cliente. – End.: 201 Norte Cj. 03 Lt. 6-A Plano Diretor Norte – Telefone:  (63) 3215-8878 
- Posto Avançando de Porto Nacional - Rua Rubens Pereira Reis de Andrade, 766 - Jardim Brasília (esquina com o Peg Pag Catarinense). Centro, Porto Nacional – Tocantins - Telefone:  (63) 3363-4747. 

SESI oferece treinos gratuitos durante mês de julho na Praça dos Girassóis 
Industriários e comunidade em geral têm uma nova opção para praticar atividades físicas e cuidar da saúde gratuitamente com a supervisão de profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI). A atividade é realizada em grupo e inclui caminhada, corrida e circuitos de treinamento funcional na Praça dos Girassóis, toda terça e quinta, durante o mês de julho. O grupo se reúne na Praça, em frente à Unidade do SESI em Palmas, de 18:45 às 19:45 horas. 

Mais informações e inscrições no grupo podem ser obtidas na Unidade do SESI Palmas (104 Sul - Rua SE 05 – Lote 02 – em frente à Praça dos Girassóis) e por meio do telefone (63) 3229-5621  (63) 3229-5621 .

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com a federação da indústria do seu estado, com o SESI, SENAI ou IEL. Confira a relação das federações com os respectivos links: 

Norte

Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Estudantes do SESI vencem torneio internacional de robótica do Reino Unido
5 motivos para você fazer um curso a distância (EAD) do SENAI
Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado

Comentários