Os estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) são os grandes vencedores do Aberto Internacional de Robótica, torneio que reuniu 100 equipes de 36 países em Bath, na Inglaterra, entre 21 e 25 de junho. Os brasileiros, alunos do ensino fundamental e médio, ganharam medalhas de ouro e de prata na classificação geral e também na categoria Projetos de Pesquisa, vencendo concorrentes de peso como Estados Unidos, Alemanha e França.
Nos torneios de robótica First Lego League, crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade são desafiados a construir e programar robôs feitos de peças de Lego que executam tarefas relacionadas ao tema da temporada. Com o tema Animals Allies (Animais Aliados), nesta temporada os competidores precisaram resolver problemas reais da convivência entre humanos e animais.
A equipe SESI Jedi’s, de Jundiaí, no interior de São Paulo, ficou com o ouro na categoria Desempenho do Robô e na classificação geral. A equipe LegoField, do Gama, no Distrito Federal, conquistou a medalha de prata na classificação geral. Em terceito lugar, com o bronze, ficou a equipe Roc, do Canadá. Na categoria Projeto de Pesquisa, o time Meq Lego, do SESI / SENAI de Catalão (GO) levou o ouro e a equipe SESI Fênix, de Bauru, interior de São Paulo, ficou com a medalha de ouro no quesito Apresentação.
A equipe Lego Bros, de São Gonçalo de Sapucaí, em Minas Gerais, ficou com a medalha de prata na categoria de Projeto de Pesquisa, com o Colmelipta, que protege as abelhas de ataques do Varroa Destructor. Trata-se de um tipo de ácaro que infesta as colmeias e mata milhares de abelhas, que são responsáveis pela polinização, um processo importante para a manutenção da biodiversidade do planeta.
O projeto da Lego Bros é simples e inovador. Um sistema automatizado colocado na entrada das colmeias borrifa, de acordo com a frequência estabelecida pelo apicultor, óleo de eucalipto, que é um repelente natural do ácaro e inofensivo às abelhas. A novidade aumenta a produtividade da apicultura e protege as abelhas.
EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL – As atividades escolares de robótica são importantes porque colocam os alunos em contato com os avanços tecnológicos. A participação em competições nacionais e internacionais reforça o currículo e é uma experiência enriquecedora para os estudantes. Para Nicolas da Silva, da equipe de Jundiaí, o torneio é uma chance de dar rumo à sua formação. “Quero continuar estudando para um dia me tornar um engenheiro”, ressalta.
Sua colega de time Julia Leite Batista conta que o desejo de aprender sempre esteve no foco da equipe. “Quando começamos os treinos, no início da temporada, eu não sabia que minha função seria programar o robô. Mas o desejo de aprender coisas novas me motivou e o resultado está aí”, diz a integrante do SESI Jedi’s.
A experiência vivida no Reino Unido trouxe ainda um crescimento cultural aos participantes. Segundo o técnico da equipe de Bauru Paulo Roberto Fernandes, apesar das dificuldades dos desafios propostos no torneio, os alunos se superaram. “Eles se esforçam demais, colocam à prova todo o conhecimento, se apresentam em outro idioma diante de avaliadores de vários países. Vê-los brilhar não tem preço", afirma
Participaram do torneio em Bath, na Inglaterra, sete equipes brasileiras. Elas foram selecionadas para representar o Brasil porque se destacaram no Torneio Nacional de Robótica, competição anual organizada pelo SESI no Brasil desde 2013.
A instituição é uma das maiores apoiadoras do ensino de robótica no país. Por isso, todas as equipes brasileiras premiadas em Bath são de escolas do SESI. O contato com as novas tecnologias e a metodologia da First Lego League despertam em crianças e adolescentes o gosto por matemática, física e as engenharias, ciências fundamentais para a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
OUTROS CAMPEÕES BRASILEIROS
World Festival (Houston, Estados Unidos / 19 a 22 de abril)
- Thunderbóticos (SESI - Rio Claro / SP) - 2º lugar geral
- Big Bang (SESI - Birigui / SP) - 1º lugar na categoria Apresentação
- Robocoe (Colégio Coesi - Aracaju) - 1º lugar na categoria Estratégia e Inovação
- Megasnakes (SESI - Boituva / SP) - 1º lugar na categoria Inspiração
Torneio internacional do Arkansas "Razorback Invitational" (Fayetteville, Arkansas - EUA / 18 a 21 de maio)
- Koelle Panda (Colégio Koelle - SP) - 2º lugar em Design geral do Robô e 3º lugar em Performance do Robô
- AC DC EG (Colégio Eduardo Gomes - SP) - 1º Lugar em Programação
Aberto da Europa (Aarhus, Dinamarca / 25 a 28 de maio)
- Galilegos (Colégio Santa Inês - RS) - 1º lugar em Gracious Professionalism
- Tecmade (SESI / AL) - 2º lugar no Design Mecânico
- SESI Cerquibótico (SESI / SP) - 2º lugar em Pesquisa
Aberto da América do Norte "Legoland" (Carlsbad, Califórnia - EUA / 19 a 21 de maio)
- Lego da Justiça Planalto (SESI / GO) - 2º lugar Inspiração
- Equipe Pino (Equipe de garagem) - 1° lugar Estratégia e Inovação