SENAI Piauí desenvolve cursos técnicos em edificações

Serão realizados cursos em Edificações em Teresina e Parnaíba. A qualificação é destinada àqueles que queiram atuar profissionalmente em canteiro de obras

A demanda por mão de obra na construção civil levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) a lançar um projeto exclusivo para o setor. Serão realizados cursos Técnicos em Edificações em Teresina e Parnaíba. A qualificação é destinada àqueles que queiram atuar profissionalmente em canteiro de obras. 

Em Teresina, duas turmas estão em funcionamento desde o início de dezembro de 2014. Elas reúnem, ao todo, 34 alunos e são ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia da Cerâmica Wildson Gonçalves, localizado no Distrito Industrial Sul, com previsão de encerramento para o final de junho de 2016.

De acordo com Heline Melo, diretora do Centro, o curso tem por objetivo habilitar técnico de nível médio dotado de competências e habilidades necessárias ao desempenho de atividades relacionadas aos cursos do eixo tecnológico de infraestrutura. Com a conclusão do curso, os alunos estarão aptos para auxiliar o engenheiro civil ou arquiteto nas fases de trabalho relacionadas ao planejamento, projeto, execução, manutenção e restauração de edificações, obedecendo às habilitações pertinentes à área.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, a necessidade de profissionais que possuam uma nova visão do mundo do trabalho tem se tornado cada vez mais evidente. Segundo ele, pesquisas foram feitas com as empresas que atuam na área de construção civil e, através destas, foi constatado que o Piauí tem um mercado de trabalho promissor.

“A área de construção civil, devido a sua evolução, tem exigido a utilização de novas tecnologias, daí o investimento em mão de obra qualificada ser fundamental para elevar os índices de produtividade em projetos e execução de novas construções, bem como na manutenção e restauração das já existentes”, concluiu o presidente da FIEPI.

O Centro de Tecnologia da Cerâmica “Wildson Gonçalves” (CTC), ao longo de sua história educacional, vem cumprindo com sua proposta pedagógica proporcionando à comunidade piauiense um ensino de qualidade e atendendo as empresas com a prestação de serviços técnico e tecnológico em diferentes áreas de atuação. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3227-2468.

Relacionadas

Leia mais

Diminui a ociosidade na indústria da construção, informa a CNI
Rondônia ganha segundo ouro no desafio individual de Construção e Edificações
Indústria da construção aposta na retomada da atividade em 2018, diz pesquisa da CNI

Comentários