SENAI no pódio: aluna conquista medalha de prata no campeonato mundial da Adobe

Manoela representou o país na competição e retornou como vice-campeã. É o segundo ano consecutivo em que um aluno do SENAI alcança a mesma posição

A brasileira disputou com 22 competidores de dez países

Aos 22 anos, Manoela Cunha Campos tem muitos feitos para se orgulhar, como a graduação em Design Gráfico, a formação como jovem aprendiz e, agora, a medalha de prata no campeonato mundial da Adobe Certified Associate (ACA). 

Gaúcha da cidade de Porto Alegre, Manoela sempre estimulou a criatividade e, ao concluir o ensino médio, sabia que seguiria em uma carreira que a permitisse continuar nesse caminho. 

Assim, no mesmo ano em que ingressou no curso de Programador Visual Gráfico do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), também iniciou a graduação em Design Gráfico pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS).  


“Fui fazendo o curso junto com a faculdade, e aos poucos fui me apaixonando e vi que era realmente isso que eu queria”, afirma.


Duas seletivas, um objetivo

Com o intuito de disputar a WorldSkills, a estudante treinou durante os últimos três anos, e contou com o suporte da professora do SENAI-RS, Karine de Oliveira Collioni. Ao passar como segunda colocada na seletiva nacional, a participante recebeu o anúncio do cancelamento da edição deste ano.

No mesmo período, a profissional soube da Adobe Certified Professional World Championship, evento internacional que testa as habilidades de design de jovens de até 22 anos com as ferramentas Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.

Na intenção de aplicar os conhecimentos aperfeiçoados ao longo dos anos de treinamento, Manoela participou da seletiva nacional. Como segunda colocada entre os mais de 400 competidores, ela garantiu a participação no evento, realizado entre os dias 24 e 27 de julho em Anaheim, na Califórnia (EUA).

A designer utilizou as ferramentas Photoshop e Illustrator

Em busca da medalha

Acompanhada da professora e treinadora, a ocasião marcou a primeira vez que a jovem viajou para o exterior. “Fiquei empolgada. Conhecer lugares novos assim dá aquele friozinho na barriga, mas foi muito legal, eu adorei ir”, declara. 

Além de realizar as provas exigidas, em um período de quatro dias a brasileira entrou em contato com novas culturas, visitou parques da Disney e, para fechar com chave de ouro, subiu ao pódio com o título de vice-campeã da competição. 


“Na hora eu estava tão feliz, abracei todo mundo, foi uma sensação muito boa. Conquistar uma medalha representa todo esse trabalho que tivemos, todos esses anos que ficamos em processo de aprendizado. Foi muito gratificante”, expressa.


Agora de volta ao país com a medalha, o prêmio de US$ 3,5 mil dólares e o certificado de vencedora, a profissional pretende focar no mercado de trabalho, e afirma ter o desejo de sempre se “aprimorar e atualizar mais”.

Por conta da pandemia, a competidora marcou a primeira participação presencial do Brasil no campeonato

Mais perto do ouro! A conquista de Manoela marca a segunda vez seguida que o Brasil leva prata no mundial. Na edição do ano passado, o ex-aluno do curso de Processos Gráficos do SENAI-GO, Gustavo Oliveira de Souza, também se tornou vice-campeão.

Relacionadas

Leia mais

CURSOS GRÁTIS! SENAI abre 16,6 mil vagas gratuitas pelo país
O SENAI vai até você: tem curso em 400 unidades móveis circulando em 10 estados
Onde estão os vencedores do Prêmio IEL de Estágio

Comentários