SENAI está com vagas abertas em pelo menos 20 estados. Confira!

Cursos presenciais, à distância, pagos e gratuitos são oportunidades para quem busca o primeiro emprego, quer se qualificar mais ou procura uma graduação

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento das vagas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todo o Brasil. São oportunidades para quem busca o primeiro emprego, está querendo se qualificar ainda mais ou quer fazer uma graduação. Tem cursos presenciais, à distância, pagos e gratuitos. Confira abaixo a relação completa em cada estado. Um deles pode ser o que você procura!

Acre

Escola SENAI
O SENAI do Acre tem 20 vagas para os cursos de Bombons, Trufas e Ovos de Chocolate. E o melhor: é gratuito!

Além destes, existem mais 25 opções de cursos com matrículas abertas. São mais de 500 vagas. Para saber mais, acesse o site do SENAI/AC ou ligue para (68) 3901-4520 ou (68) 3901-4521.

CETEMM
Esta unidade do SENAI também oferece cursos gratuitos! Neste caso é o de Operador Hidráulico que é em parceria com a Amanco. São 25 vagas para os cursos no horário de 18h às 22h.

E ainda tem mais 15 opções de cursos com matrículas abertas nesta unidade, como o de Introdução à Eletricidade, Topografia, Autocad, Mestre de Obras e muitas outras. Quer uma das mais de 300 vagas? Acesse o site do SENAI/AC ou ligue para (68) 3322‐6597 ou (68) 9961‐8204.


Alagoas

Qualificação Profissional
Não perca a chance de fazer um dos 33 cursos com matrículas abertas. Mecânico de Motocicletas, Confeiteiro, Padeiro, Assistente de Recursos Humanos e Administrativo e Eletricista de Automóveis são só alguns dos cursos com vagas disponíveis. Se interessou? Acesse o site do SENAI/AL e saiba mais!

Iniciação Profissional
Quer aprender uma especialidade nova? Ao todo existem 33 vagas nas áreas de Alimentos, Gestão, Construção Civil, Automotiva, informática e ainda outras em diversas cidades do estado. Quer saber mais? Acesse o site do SENAI/AL .

Outros cursos
Cursos de aperfeiçoamento profissional e as habilitações profissionais de nível médio também estão com vagas abertas. São mais de 21 opções para jovens e adultos. Não perca essa chance! Acesse o site do SENAI/AL e se inscreva.


Amapá

Programa SENAI de Gratuidade
Com o objetivo de aperfeiçoar profissionalmente trabalhadores que já atuam nas indústrias, bem como qualificar pessoas que pretendem começar a trabalhar, o Programa SENAI de Gratuidade (PSG) está ofertando 640 vagas na Modalidade de Formação Inicial e Continuada. Dessas, 260 são direcionadas para os industriários.

Para a comunidade são 380 vagas em cursos como Inglês Básico, Operador de Computador, Instalador Hidráulico, Assistente Administrativo e Carpinteiro de Obras. Em Macapá estão sendo ofertados os cinco cursos, nos turnos da manhã e tarde.

Os industriários interessados têm a oportunidade de se capacitar em Ferramentas da Qualidade, Comunicação Empresarial, Assistente Administrativo, Operador de Computador, Relacionamento Interpessoal, Inglês Básico, Excel Avançado, Word Avançado, Assentador de Revestimentos Cerâmicos e Instalador Hidráulico.

As vagas são limitadas! Para saber como se inscrever, acesse o edital .


Amazonas

Escola SENAI Waldemiro Lustoza
Estão abertas as inscrições para o curso de Metrologia Aplicada à Mecânica, Injeção Eletrônica de Combustível de Veículos Leves. Se interessou? Acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3133-6400 ou (92) 3133-6401.

Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias
O SENAI/AM oferece oportunidades nos cursos de Operador de Empilhadeira e Direção Defensiva na unidade de Ações Móveis Comunitárias para todos os três turnos: matutino, vespertino e noturno. Para saber mais, acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3182-9975 ou (92) 3182-9976.

Escola SENAI Antônio Simões
Você quer se aperfeiçoar em Informática, Segurança no Trabalho ou Eletricidade? Esta unidade do SENAI oferece 9 opções de cursos nestas áreas do conhecimento. Para saber mais, acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3182-9975 ou (92) 3182-9976.

Escola SENAI Demóstenes Travessa
Esta unidade do SENAI está com 17 opções de cursos com matrículas abertas para os meses de maio e junho. Eletricista Instalador Industrial, Cadista para a Construção Civil, Instalador Hidráulico Residencial, Marceneiro de Móveis Planos e Matemática Aplicada à Construção Civil são só alguns dos cursos oferecidos. Acesse o site do SENAI/AM e veja como fazer a inscrição, ou ligue para (92) 3614-5900 ou (92) 3614-5901.


Bahia

Cursos gratuitos de nível básico e técnico
Até o dia 22 de maio, estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico, oferecidos pelo SENAI da Bahia. No total, são 1.833 vagas nos cursos, em ambos os níveis. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet no site do SENAI/BA .

Para os cursos de nível básico serão oferecidas 1.433 vagas em 18 municípios baianos. Já para os cursos técnicos serão oferecidas 400 vagas, em nove cidades. A lista completa destes cursos está disponível nos editais (acesse a página dos cursos de nível básico e o dos cursos de nível técnico ), bem como a carga-horária, a quantidade de vagas por localidade/curso e o perfil dos candidatos (idade e escolaridade).

Aperfeiçoamento e qualificação profissional
Salvador, Barreiras, Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista possuem opções de cursos para aqueles que querem se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho. Quer saber a melhor opção de curso para você? Acesse o site do SENAI/BA .


Ceará

Curso técnico
As matrículas para cursos técnicos na unidade do SENAI Jacarecanga estão abertas até o dia 18 de maio. As opções é para os cursos das seguintes áreas: Meio Ambiente, Logística, Edificações, Mecatrônica, Mecânica e Segurança no Trabalho. Ao todo são mais de 200 vagas que estão sendo oferecidas. Para saber mais, acesse o edital .

Cursos de curta duração
Há 100 opções de cursos de curta duração com início em maio e junho. Injeção Eletrônica, Informática, Higiene Ocupacional, Eletricidade Básica, Planejamento e Controle de Produção e Trabalho em Altura são só algumas das opções para quem quer se capacitar. Veja a lista completa no site do SENAI/CE .

Qualificação
Ao todo, são 18 opções de cursos oferecidos em diversas cidades. Cortador de Roupas, Eletricista Industrial, Moleiro Júnior, Pedreiro de Alvenaria, Pizzaoiolo e Supervisor Industrial são alguns dos cursos. Veja a lista completa de cursos no SENAI/CE .


Espírito Santo

Aperfeiçoamento Profissional
O SENAI do Espírito Santo está com matrículas abertas em 27 cursos que começam em maio e junho, em diversas cidades do estado. Existem opções para o turno matutino, vespertino e norturno, além de cursos com aulas aos sábados. Moulage, Autocad, Caldereiro, Comando Elétricos Industriais e Excel são só alguns dos cursos oferecidos. Para saber mais, acesse o site do SENAI/ES .

Iniciação Profissional
Existem opções de cursos de iniciação profissional em São Mateus, Vitória e Colatina. Modelista, Mecânica Básica Automotiva, Informática Básica, Eletricidade Básica e Interpretação de Desenha Técnico Mecânico são os cursos com vagas abertas. Todas as aulas são no turno norturno ou aos sábados. Para saber mais, acesse o site do SENAI/ES .

Qualificação Profissional
Em todo o estado, 25 opções de cursos estão com as matriculas abertas. Soldador de Processo Tig, Eletricista de Automóveis, Alfaiate, Confeccionista de Lingerie, Cozinheiro Industrial, Torneiro Mecânico, Plataformista e Reparador de Microcomputador são alguns dos cursos oferecidos. Acesse o site do SENAI/ES para ter mais informações.


Goiás

Cursos técnicos, de curta duração, de iniciação profissioal e de qualificação profissional estão com vagas abertas. Há oportunidades para as cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Crixás, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Minaçu, Niquelândia, Rio Verde e Senador Canudo. Para saber quais são os cursos oferecidos, acesse o site do SENAI/GO .


Maranhão

Curso gratuito

O SENAI do Maranhão está com vagas abertas para o curso gratuito de Traçador de Caldeiraria, com início previsto para dia 16 de maio. Se inscreva para uma das 25 vagas no SENAI Itaqui Bacanga. Para mais informações, ligue para (98) 3273-3110 ou 3273-3195.

Há também mais 16 opções de cursos técnicos, de iniciação profissional e qualificação profissional estão com matrículas abertas em todo o estado. Para saber mais, acesse o site do SENAI/MA ou ligue para os números (98) 3221-5076 ou (98) 3221-0512.


Mato Grosso

SENAI Cuiabá
Para o mês de maio, existem 17 opções de cursos de aperfeiçoamento, qualificação e iniciação profissional com matriculas abertas.Assistente de Contabilidade e de Administração, Autocad, Confeiteiro, Costureiro e Gestão de Vendas são só alguns dos cursos com vagas abertas. Saiba mais no site do SENAI/MT .

Outras unidades
Há vagas também em cursos do SENAI nas cidades como Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis e Várzea Grande. Para saber quais estão sendo disponibilizados perto de você, acesse o site do SENAI/MT.


Mato Grosso do Sul

Curso superior
A Faculdade de Tecnologia do SENAI (Fatec) de Campo Grande está com as inscrições abertas do vestibular para os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Ao todo são 80 vagas, sendo 40 para cada curso, e os interessados têm até o dia 11 de julho para se inscrever. As inscrições são gratuitas e as provas são agendadas com horários flexíveis. Acesse o site da Fatec SENAI e faça a sua!

O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho e os aprovados no vestibular poderão efetuar as matrículas diretamente na secretaria acadêmica da Fatec, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 1.114, Bairro Amambaí, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 21h30.

Iniciação Profissional
Há 90 cursos, presenciais e a distância, com matrículas abertas para início em maio e junho. Há opções como Empreendedorismo, Educação Ambiental, Propriedade Intelectual, Legislação Trabalhista, Lógica de Programação e Segurança no Trabalho. Para saber mais, acesse o site do SENAI/MS .


Minas Gerais

Curso de aprendizagem industrial
O SENAI de Minas Gerais está com vagas abertas para cursos de aprendizagem industrial em 25 cidades do estado. As isncrições podem ser feitas até o dia 29 de maio. Não perca essa chance! São mais de 100 opções de cursos. Para saber quais os cursos perto de você, acesse o site do SENAI/MG .


Paraná

Cursos Técnicos
No Paraná, começaram as matrículas para 25 cursos técnicos. Ao todo, são mais de 5 mil vagas distribuídas em 37 unidades por todo o estado. Há opções ligadas a todas as áreas da indústria: desde Gestão até Automação, passando por Eletrônica, Meio Ambiente e Design, entre outras.

Os cursos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos e, para ingressar, é necessário que o canditado esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio.Para se inscrever, basta comparecer à unidade SENAI que tem o curso que você procura, até 18 de julho. Mais informações, como valores e cursos oferecidos, podem ser consultadas no site do SENAI/PR . As vagas são efetivadas por ordem de chegada.

Cursos rápidos
Durante esse período, também continuam as matrículas para cursos rápidos , nas modalidades iniciação (para entender o funcionamento da área), qualificação (para ingressar na indústria) e aperfeiçoamento (para continuar aprendendo).  O SENAI no Paraná ainda tem matrículas abertas em cursos de extensão na área de Moda e ensino à distância .


Pernambuco

SENAI Paulista
O SENAI de Pernambuco está com 40 vagas abertas para os turnos da manhã, tarde e noite do curso pago de Operações com Empilhadeira. Os interessados têm até o dia 18 de maio para se matricular presencialmente na Escola Técnica SENAI Paulista, levando cópia e original do RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

Também são pré-requisitos para a realização do curso ter, no mínimo, 18 anos e Habilitação na categoria B. As aulas serão realizadas entre os dias 18 e 25 maio (primeira turma) e também entre 26 de maio e 4 de junho (segunda turma). Informações sobre valores e formas de pagamento pelo 0800 600 9606.

Santa Cruz
A Escola Técnica SENAI Santa Cruz está com inscrições para três cursos pagos na área de informática: Fundamentos da Informática – Planilha Eletrônica, Fundamentos para o Design – Desenho em Corel e Excel Básico e Intermediário. As inscrições vão até o dia 31 de maio e devem ser feitas na própria Unidade, localizada na Rua Maria Paulina da Conceição, 251, Nova Santa Cruz.

Com um computador disponível para cada aluno, as aulas são totalmente práticas e contam com material didático incluso. Há turmas para os turnos da manhã tarde e noite. Mais informações pelo 0800 600 9606.

Outros Cursos
São 84 cursos com matrículas abertas ainda em maio. Os próximos oferecidos serão os de NR 10, Ferramentas de Internet e Computação Empresarial, Operações com Empilhadeiras, Instalações Elétricas Prediais, Circuito Fechado de TV, Panificação, Modelagem Infantil e muitos outros. Para ver outros cursos, acesse o site do SENAI/PE .


Rio de Janeiro

O SENAI do Rio de Janeiro oferece cursos em 21 áreas como Joalheria, Bebidas, Gestão, Alimentos, Telecomunicações  e muitos outros. São mais de 100 cursos espalhados por todo o estado. Os próximos cursos serão: NR 10, Excel Avançado, Revit Básico, Mecânico de Manutenção e Mecânico de Máquinas Industriais. Para saber mais, acesse o site do SENAI/RJ .


Rio Grande do Norte

Ensino a distância
O programa SENAI -EAD está com inscrições abertas até o dia 20 de maio para o curso de Formação de Tutores de ensino à distância. A carga horária será de 25h à distância e 7h presenciais. Os inscritos devem ter no mínimo graduação completa ou em andamento, conhecimento em informática básica e internet, acesso à internet e disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios.

Os interessados deverão dirigir-se a secretaria escolar de uma das sete Unidades Operacionais do SENAI com a documentação exigida (cópias e originais): RG, CPF, comprovante de residência, diploma de conclusão do curso de graduação em qualquer área do conhecimento ou declaração de andamento de curso superior.

Para obter a Certificado de Conclusão intitulado do Curso de Formação de Tutores - Programa SENAI de Educação a Distância, o inscrito deve atingir a média mínima para aprovação de 70%. As inscrições custam R$120,00.
 


Roraima

Em todo o estado, existem opções para cursos nas áreas de automotiva, alimentos, confecção de vestuário, gestão, informática, eletroeletrônica, madeira/imobiliário e metalmecânica. Acesse o site do SENAI/RR para ver a relação completa dos cursos.


Santa Catarina

Pós-graduação
Existem diversos cursos de MBA e de pós-graduação abertos em oito cidades do estado. Gestão de Segurança da Informação, Moda e Gestão, Engenheiro de Automação Industrial, Sistemas de Web, Gestão de Projetos são algumas das opções. Também é possível fazer alguns destes cursos à distância, é o caso dos cursos de Gestão da Segurança de Alimentos e Gestão de Serviços Compartilhados. Para saber mais, acesse o site do SENAI/SC .

Graduação
Blumenau, Chapecó e Florianópolis possuem cursos de graduação com vagas abertas. Tem opções como Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Produção de Vestuário, Alimentos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e outros. Acesse o site do SENAI/SC e saiba mais.

Curso Técnico
Cursos técnicos estão com vagas disponíveis em 28 cidades do estado. Além da capital, os lugares com mais oportunidades são Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau. Automação Industrial, Construção Naval, Edificações, Eletrotécnica e Logística são alguns dos cursos disponíveis. Para mais informações, acesse o site do SENAI/SC .

Curta duração
Em Florianópolis estão abertas as inscrições para  30 cursos como Desenho em CAD, Eletricista Instalador Predial, Gestão de Projetos, Roteiro e Programador Web. Tem vagas também em mais de 30 cidades do estado. Para saber quais cursos estão sendo oferecidos perto de você, acesse o site do SENAI/SC .


Sergipe

Cursos técnicos

Está aberto o período de matrículas para os cursos técnicos. Dessa vez não terá processo seletivo, é só ler o edital , juntar os documentos e e procurar a unidade do SENAI. Tem uma novidade: quem se matricular no curso técnico ganhará um curso preparatório para processos seletivos e concursos!


Tocantins

Palmas
Na capital, 12 cursos estão com matrículas abertas. Autocad, Comandos Elétricos, Desenvolvimento Web, Designer Gráfico Editorial e Informática básica são só algumas das opções de aula. Quer saber mais? Acesse o site do SENAI/TO .

Araguaína
São 13 opções de cursos oferecidos na cidade. Produção de Confeitaria, Mecânico de Injeção Eletrônica, Eletricista Veicular, Cabeamento Estruturado e Corte e Costura de Peças Íntimas são algumas das opções de curso. Acesse o site do SENAI/TO e veja a relação completa de cursos.

Outras cidades
Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional também possuem opções de cursos para quem quer se capacitar. Confira todas as oportunidades no site do SENAI/TO .


Todos os Estados

A Agência CNI de Notícias faz um levantamento quinzenal para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com o SENAI do seu estado. Confira a relação dos sites do SENAI por região:

Norte
Acre
Amapá
Amazonas
Pará
Rondônia
Roraima
Tocantins

Nordeste
Alagoas
Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe

Centro-Oeste
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul

Sudeste
Espírito Santo
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo

Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Entenda como funciona o Edital SENAI SESI de Inovação
7 fatos que provam por que é tão legal estudar no SENAI
Estagiários contam como é trabalhar em grandes indústrias do país

Comentários