SENAI entrega 55 novas unidades móveis para qualificar profissionais em todo o país

É a primeira fase do projeto Expansão da Rede Fixa e Móvel do SENAI para a Educação Profissional, que distribuiu 55 novas escolas móveis para 23 estados neste ano

350 unidades móveis do SENAI estão em funcionamento para capacitar trabalhadores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) conta agora com um reforço na tarefa de levar o ensino profissionalizante a todos os cantos do Brasil. É a primeira fase do projeto Expansão da Rede Fixa e Móvel do SENAI para a Educação Profissional, que distribuiu 55 novas escolas móveis para  23 estados neste ano. Ao todo, 350 unidades já estão em funcionamento em todo o país.

Montadas em semirreboques (carretas), as escolas móveis levam qualificação profissional a municípios e regiões em que não existem unidades fixas do SENAI, possibilitando uma maior capilaridade da educação profissional no Brasil.

As escolas móveis entregues neste ano oferecem cursos nas áreas de Panificação, Soldagem, Construção Civil, Automação, Confecção e Usinagem a Comando Numérico Computadorizado (CNC). Todas são equipadas com máquinas de ponta, computadores e material didático que permitem treinar e qualificar profissionais.

De acordo com Waldemir Amaro, a previsão é que, até meados de 2014, mais 25 unidades entrem em operação. “Estamos concluindo o projeto para as áreas de Automotiva, Mecânica Diesel, Refrigeração e Artefatos de Couro e Calçado. Para o próximo ano, esperamos a demanda de mais nove áreas de atuação”, explica Waldemir.

ESCOLAS MÓVEIS – A primeira escola móvel do SENAI foi construída em 1971, em São Paulo, e desde então, 350 oficinas volante deslocam-se para atender as necessidades de capacitação e de desenvolvimento tecnológico do país. O trabalho complementa o atendimento prestado pelas unidades fixas. “Por ano, o SENAI forma entre 50 e 60 mil profissionais com as unidades móveis e alcança as mais diversas especializações”, afirma Amaro.

Anualmente, os três tipos de unidades móveis (semi-reboque, kit didático e barco-escola) passam por uma manutenção e pela atualização da tecnologia embarcada. Com isso, as unidades alcançam uma vida maior e chegam a alcançar até vinte anos de uso, mas parecendo que são novas.

As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de unidades móveis em operação no Brasil. Em 40 anos, o SENAI de São Paulo formou mais de 327 mil profissionais em suas 70 unidades. “Nossas escolas móveis abrangem todo o território paulista e aproxima a educação das indústrias”, declara Osney Seri, supervisor de Unidades Móveis em São Paulo. “O importante é qualificar a mão de obra de nossos profissionais para que possam atender aos mais diversos setores industriais”, completa.

SAIBA MAIS
Para conhecer melhor as unidades móveis ou contratar os serviços, entre em contato com o SENAI de seu estado.

Relacionadas

Leia mais

6 unidades móveis do SENAI que podem surpreender você
VÍDEO: SENAI de Teresina tem unidades móveis de motores a diesel e mecânica leve

Comentários