SENAI e CTGAS-ER incentivam o talento feminino no setor de energia fotovoltaica

Parceria com Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) promove a qualificação de profissionais para trabalharem na área em diferentes estados brasileiros

Focado no aproveitamento da mão de obra feminina, também para a  crescente área das energias renováveis, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) realizaram, nesta quinta-feira (24), o workshop O talento feminino na profissão de Instaladora de Sistemas Fotovoltaicos. O objetivo foi reunir, sensibilizar e estimular as mulheres, com formação tecnológica, para a especialização e entrada na emergente área da energia solar, aumentando a presença  feminina nesse disputado mercado de trabalho.

O  evento foi  desenvolvido por meio de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), SENAI, CTGAS-ER e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Segundo a diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo, a iniciativa de realizar eventos como o workshop deve se repetir no país e ajudar no incentivo à qualificação profissional das mulheres.

Opinião compartilhada por Cândida Amália Aragão, diretora Executiva do CTGAS-ER. “Precisamos oferecer mais condições para a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres. No SENAI e no CTGAS-ER, temos atuado muito com energias renováveis, que é um mercado crescente e queremos estimular a presença de mulheres neste segmento”, disse.

A consultora Fabiana Dias destacou que o incentivo às mulheres neste mercado de trabalho está coerente tanto com as metas com as quais o país se comprometeu em termos de ampliar o uso das tecnologias de energia limpa, como a necessidade de contribuir para a presença feminina nas empresas e instituições, com o que aponta como “equidade de gênero”. Para Fabiana, isso significa a “possibilidade de aliar desenvolvimento profissional com a construção de um legado para o planeta, o que tem mobilizado jovens mulheres a atuar profissionalmente no campo das energias renováveis e da eficiência energética”.

FUTURO ENERGÉTICO – A busca por novas fontes de energia é uma preocupação global. Pensando nisso, o SENAI e a Agência alemã de Cooperação fecharam uma parceria para qualificar profissionais na área. Isso já acontece em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. O SENAI está, ainda, revisando seu portfólio de cursos e abrindo novos programas formativos para jovens a partir da cooperação com os Alemães.

Para o gerente-executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, o tema tem impacto direto no setor produtivo, na medida que se busca eficiência e isso se traduz em redução de gastos. Para ele, deve-se criar interesse nos jovens por essas que são profissões do futuro. “Precisamos ter profissionais qualificados nessas empresas para apoiar a implementação dessas novas tecnologias, e ao mesmo tempo identificar soluções empresariais nesse campo”, afirma.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Educação a Distância do SENAI aumenta chances de emprego
Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em todas as regiões do Brasil
Faça um curso do SENAI! Estão abertas as inscrições de opções pagas e gratuitas para todo o Brasil

Comentários