SENAI do Rio Grande do Sul conquista mais um ouro na seletiva da WorldSkills 2019

Andressa Batista foi a campeã em Tecnologia de Mídia Impressa e poderá representar o Brasil no mundial de profissões, na Rússia
Andressa manteve a tradição do SENAI gaúcho em Tecnologia de Mídia Impressa

A estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Andressa Batista de Souza é a nova campeã em Tecnologia de Mídia e poderá representar o Brasil na WorldSkills 2019, em Kazan, na Rússia. A Seletiva aconteceu no SENAI Artes Gráficas, em Porto Alegre. O segundo lugar ficou com Murilo Bonetti, do SENAI São Paulo, e o terceiro, com Adriel Lima, de Alagoas. “Estou muito feliz e agora é treinar ainda mais”, disse Andressa que tinha uma pressão extra: o SENAI gaúcho teve os três últimos campeões brasileiros nesta profissão, sendo que dois deles foram campeões mundiais. Andressa é a quarta campeã nacional.

O diretor-regional do SENAI do Rio Grande do Sul, Carlos Trein, lembrou da importância da competição para a instituição e para o aluno. “O SENAI ganha, pois há um movimento de excelência em cada certame que é levado para a sala de aula e para a formação dos profissionais. E o aluno que participa do evento sai enriquecido pessoal e profissionalmente”, ressaltou.

Victor Bernardo, que foi campeão nacional e mundial na ocupação afirmou que as mudanças que ocorreram na vida dele foram muitas após participar do evento. “Eu entrei adolescente. Saí com uma profissão, um emprego. Além disso, a experiência como pessoa, de passar por um treinamento de excelência e saber dosar o lado emocional, é muito gratificante”, disse.

As seletivas para a WorldSkills 2019 estão sendo realizadas em todo o Brasil. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. O coordenador técnico das seletivas, José Luis Gonçalves Leitão, destacou que este ano as provas têm um diferencial em relação não só às edições nacionais, mas também à própria competição internacional. “Vamos avaliar as habilidades que se deve ter no mundo do trabalho. O produto final deve atender aos padrões da indústria, não apenas do ensino”, explicou.

O SENAI / RS também conquistou prata esta semana com Dionatan Melo Correa, do SENAI de São Leopoldo, na ocupação Carpintaria de Telhados, realizada em Imperatriz, no Maranhão. Desde o início das seletivas, o SENAI gaúcho conquistou dois ouros (Robótica Móvel e Tecnologia de Mídia Impressa), quatro pratas (Jardinagem e Paisagismo, Design Gráfico, Pintura Decorativa e Carpintaria de Telhados) e um bronze (Logística).

As seletivas escolhem os melhores alunos do Brasil que poderão representar o país na Worldskills 2019, na Rússia, torneio internacional de profissões. Na última edição, em 2017, o SENAI gaúcho teve seis alunos representando o país em quatro ocupações. Conquistaram o ouro em Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) e Tecnologia em Mídia Impressa (Murilo Antunes da Silva), prata em Joalheria (Andrei Chiesa) e certificado de excelência em Robótica Móvel (Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske). O Brasil ficou em segundo lugar.

Relacionadas

Leia mais

Tem vaga! O SENAI está com inscrições abertas em todo o Brasil
14 momentos inesquecíveis da Olimpíada do Conhecimento 2018

Comentários