14 momentos inesquecíveis da Olimpíada do Conhecimento 2018

Visitada por mais de 46 mil pessoas em Brasília, durante quatro dias, a Olimpíada do Conhecimento apresentou a importância da educação em tempos de avanços tecnológicos e como as inovações estão mudando a forma como nos relacionamos com as cidades

Como as tecnologias estão mudando o nosso dia-a-dia e de que forma as próximas gerações podem se preparar para esse mundo em constante evolução? As mais de 46 mil pessoas que estiveram na Olimpíada do Conhecimento 2018 puderam ter um vislumbre dessa realidade e das inovações que poderão fazer parte de suas vidas num futuro muito próximo. Seja dentro de casa ou nas cidades, a automação e sistemas inteligentes integrados estarão cada vez mais presentes.

Organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a OC2018 também mostrou como estudantes brasileiros estão se formando para a próxima revolução industrial, a chamada Indústria 4.0. Tudo a partir da união de conhecimentos tendo em vista o mercado das profissões do futuro. Preparamos uma seleção de imagens para contar um pouco do que foi a Olimpíada do Conhecimento 2018:

1. Robozão

O mascote do Torneio de Robótica FIRST Lego League atraiu multidões a cada aparição. Dançando, passeando por toda a Olimpíada e demonstrando que a tecnologia de ponta está sempre lado a lado com profissionais bem qualificados, mensagem-chave da OC2018.

O Robozão chamou a atenção dos visitantes

2. A tecnologia como aliada da sua saúde

A pesquisa científica e os avanços tecnológicos das últimas décadas têm contribuído para que o ser humano viva mais e melhor. Na OC2018, o visitante pôde conhecer inovações que estão contribuindo para a medicina aperfeiçoar o atendimento de pacientes, agilizando o processo de diagnóstico e triagem de pacientes, e o tratamento de enfermidades, como a impressora 3D que fabrica órteses (foto) para imobilizar partes do corpo que tenham sofridos contusões.

Impressora 3D que fabrica órteses

3. Casa inteligente

Apertar um interruptor para acender a luz. O gesto que todos realizamos em vários momentos do dia pode se tornar tão obsoleto quanto um telefone de discar. Na casa inteligente, ações como essas são controladas por tablet ou até por comando de voz, a geladeira te lembrará quando precisar ser reabastecida e a será possível acordar a cada manhã com uma vista diferente, exibida na janela digital.

Casa Inteligente

4. Lavoura do futuro

A agricultura brasileira é líder mundial devido à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias que levaram a recordes de produtividade na lavoura. Mas ainda há muitos avanços a serem conquistados. O plantio de mudas, por exemplo, agora pode dispensar os sacos de lona preta em troca de tubos biodegradáveis desenvolvidos por alunos do SENAI. O uso de robôs também contribui para que a cultura de cada planta, da semeadura à irrigação, ocorra com precisão, propiciando os melhores resultados para a lavoura.

O plantio de mudas agora pode dispensar os sacos de lona preta em troca de tubos biodegradáveis

5. Imprimir a minha comida? Pode!

No espaço Gourmet Tech, o visitante conheceu como a tecnologia pode revolucionar a experiência de se comer. Escolher os ingredientes do próprio prato em cardápios digitais, imprimir uma panqueca na forma que desejar e até colocar na espuma do café a imagem ou figura que desejar, tudo isso já é realidade. Bom apetite!

Impressora de imagens na espuma do café

6. Construção sustentável e automatizada

Assentar tijolos à mão, à moda antiga, pode se tornar uma imagem romântica da construção civil. Máquinas como impressoras 3D de concreto já estão produzindo mobiliários urbanos, como bancos de praças. E, num futuro não muito distante, a fabricação de casas e edifícios deve ocorrer de forma automizada, sob a supervisão de profissionais de elevada capacitação técnica. A sustentabilidade também ditará os rumos do setor, possivelmente com a utilização de materiais reciclados em larga escala.

Impressora 3D de concreto

7. Moda ao gosto do consumidor

Imagine ter a roupa que vista perfeitamente, com as estampas que você mais gosta, mas encomendada de uma fábrica. O Espaço Moda mostrou como poderá ser a experiência de compra, do espelho virtual, que tira as medidas de cada pessoa, à impressora, que elabora a peça com os materiais escolhidos pelo consumidor.

Confecção 4.0

8. Mobilidade inteligente

À medida que as cidades crescem, são necessárias ações que possibilitem que pessoas e veículos circulem de forma mais segura e fluida.  A Cidade Inteligente da OC2018 apresentou algumas das novidades que serão encontradas nas cidades do futuro. Entre elas, a faixa de pedestre que muda de cor (foto) para sinalizar aos motoristas que há pessoas atravessando.

Faixa de pedestres que muda de cor

9. Inovação também é inclusão

As necessidades especiais das pessoas com deficiência inspiraram diversas inovações feitas por alunos do SESI e do SENAI. Quem visitou a OC2018 pôde conhecer um sistema de barras que une duas bicicletas, permitindo que cegos e idosos curtam um pedal. Na Mostra Inova, foi apresentada uma pulseira-guia, que vibra quando um cego se aproxima de um obstáculo. Teve também uma cadeira-de-rodas com comando de voz, para que a pessoa com deficiência tenha mais independência, e uma bicicleta modificada (foto) se acoplar uma cadeira-de-rodas, propiciando ao cadeirante um agradável passeio.

Bicicleta que se acopla à cadeira de rodas

10. É o pet, é o pet, é o pet...

O seu cãozinho ou gatinho também pode ter uma casa inteligente. No Espaço Pet, a casa desenvolvida por alunos do SENAI-DF troca a água, repõe a comida e até liga o ventilador para refrescar o bichinho nos dias mais quentes.

Casa inteligente para pets

11. Passaporte para a Rússia

A próxima edição da WorldSkills será em Kazan, na Rússia, em 2019, mas a disputa pelas vagas para representar o Brasil no maior torneio de profissões técnicas do mundo está a todo vapor. Nesta edição da Olimpíada do Conhecimento, dez alunos de cinco estados participaram da seletiva da ocupação Robótica Móvel. O desafio: construir um robô para a movimentação de contêineres em portos. A dupla vencedora, do Rio Grande do Sul, será preparada pelo SENAI e poderá carimbar o passaporte nos próximos meses.

Seletiva WorldSkills de Robótica Móvel

12. Palestras disputadas

Renomados chefs, estilistas consagrados, experts em carreira, ou influentes youtubers... qual fosse a atração das palestras oferecidas durante a a Olimpíada do Conhecimento 2018, havia filas de visitantes para ouvir as dicas e experiências dos convidados.

Ciclo de Palestras

13. 30 horas para inovar

Imagine ter 30 horas para entregar soluções criativas e inovadoras postas por grandes empresas. No Grand Prix de Inovação, 48 alunos de SESI e SENAI, distribuídos em oito equipes, correram contra o tempo para apresentar respostas a um painel de jurados compostos por representantes das companhias que se impressionaram com a qualidade das propostas.

Grand Prix de Inovação

14. Robôs enfrentam desafios do dia-a-dia da indústria

Os robôs de Lego do Desafio de Robótica do SESI, por onde passam, sempre atraem uma multidão de jovens. Na Olimpíada do Conhecimento, as máquinas construídas pelos alunos enfrentaram desafios típicos da indústria. Como se pôde ver, os estudantes estão se preparando para o mundo da Indústria 4.0.

Robôs de lego

Relacionadas

Leia mais

Modernização do ensino de engenharias é crucial para avanço tecnológico brasileiro, diz CNI
Olimpíada do Conhecimento 2018: leia todas as notícias
Olimpíada do Conhecimento mostrou que modelo de educação  precisa mudar, avalia diretor de Operações do SESI

Comentários