SENAI do Ceará sedia seletiva de Mecatrônica para a WorldSkills 2019

Competidores de 8 estados participam da disputa que termina nesta sexta-feira (17), em Fortaleza

A seletiva vale vaga para o mundia de profissões na Rússia

Competidores de oito estados brasileiros participam, em Fortaleza, da seletiva de Mecatrônica da WorldSkills 2019, o mundial de profissões. A resolução dos desafios levará uma das equipes à maior competição de educação profissional do mundo, que será na Rússia.  A seletiva segue até sexta-feira (17), na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Parangaba.

“Participar de uma competição como essa muda a vida da pessoa”, afirmou o responsável pela elaboração das provas, Ademir Bassanesi. Como medalhista mundial de mecatrônica, ele avalia que eventos assim abrem portas para carreiras brilhantes. Além de preparado para o mercado, ao retornar de uma experiência como essa, o profissional pode direcionar sua atuação à preparação de outros jovens para a competição. “Temos técnicos brasileiros em diversos países se dedicando a desenvolver as habilidades de alunos para o mundial”, diz.

Entre os alunos que disputam a vaga para Kazan, na Rússia, estão os estudantes do SENAI Ceará Francisco Anderson e Francisco das Chagas, ambos de 20 anos. Depois de passar pelo Grand Prix Escolar, pelos Projetos Integradores e pelo INOVA SENAI, os dois foram classificados para representar o Ceará na etapa nacional. “Cada questão tem diferentes soluções e cada décimo de ponto faz diferença. Dá uma ansiedade nos cinco primeiros minutos de prova, mas estamos preparados”, comenta Francisco das Chagas. A dupla vive uma rotina intensa de treinos desde setembro do ano passado.

Desde 1983, alunos do SENAI têm a oportunidade de integrar o time brasileiro na WorldSkills. Em 18 participações, o país já acumulou 136 medalhas e três segundos lugares no ranking de ponto, mantendo-se na elite da educação profissional do mundo. O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, participou da abertura da seletiva e faliu do incentivo aos alunos. “O SENAI foi apontado pela Organização das Nações Unidas como uma das principais instituições educacionais do Hemisfério Sul, em seu relatório anual de 2016. No Ceará, temos investido continuamente para ampliar o destaque brasileiro na WorldSkills”, diz.

SAIBA MAIS - Entre 20 e 24 de agosto, o SENAI Ceará participa da seletiva de Manutenção Industrial, em Goiânia, com o competidor Antonio Cristhyan Bezerra Silva. No mês passado, o estudante Washington Rocha da Silva competiu na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico, no Distrito Federal. Os ganhadores das provas seletivas poderão representar o Brasil na WorldSkills, que será realizada em Kazan, na Rússia, em 2019. 

Relacionadas

Leia mais

Matrículas abertas no SENAI! Veja os cursos com vagas no seu estado
Programa do SENAI CETIQT facilita entrada de alunos no mercado de trabalho
VÍDEO: 30 profissões do futuro para você ficar de olho

Comentários