Programa do SENAI CETIQT facilita entrada de alunos no mercado de trabalho

Na primeira fase do programa inovador de mentoria, mais de 120 alunos receberam a orientação de profissionais de grandes empresas das área de Moda e Química. Inscrições para segundo ciclo já estão abertas

Alunos dos três últimos períodos da graduação de Design de Moda e Engenharia Química do SENAI CETIQT podem procurar a Coordenação de Inovação Educacional para fazer sua inscrição no programa de mentoria

A seis meses de se formar, Morgana Cardoso se via como tantos outros estudantes às vésperas da conclusão do curso: preocupada com o caminho até a formatura e sua inserção no mercado de trabalho. Porém, a participação no Programa de Mentoria oferecido pelo SENAI CETIQT, instituição onde cursa Engenharia Química, a fez conhecer novos profissionais do mercado e abrir seus horizontes. Hoje, mesmo antes de receber o diploma, ela foi convidada pela empresa de seu mentor a trabalhar como estagiária e logo foi contratada. Assim como Morgana, os cerca de 120 alunos que neste primeiro ciclo do Programa de Mentoria tiveram contato com mais de 50 profissionais de empresas renomadas do mercado de moda e química, estão comemorando seus resultados.

A proposta deu tão certo que a segunda edição do programa inovador promovido pelo SENAI CETIQT já está com as inscrições abertas para este semestre. Até 23 de agosto, alunos dos três últimos períodos da graduação de Design de Moda e Engenharia Química do SENAI CETIQT podem procurar a Coordenação de Inovação Educacional para fazer sua inscrição. Neste ciclo, o programa espera ajudar novamente mais de 100 alunos e trazer ainda mais mentores renomados para fazer parte da iniciativa.

“Reunimos profissionais do alto escalão de grandes empresas para orientar, tirar dúvidas e encaminhar os alunos em suas carreiras. É a indústria entrando na sala de aula”, comenta Robson Marcus Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT.

Ana Carolina Senna com aluno do SENAI CETIT: "essa interação com os profissionais é importante para que os estudantes possam saber qual segmento eles querem seguir dentro de suas profissões”

“Eu gostaria de dizer para aqueles que têm a possibilidade de participar do programa para que se inscrevam em todos os ciclos, pois a mentoria pode render muitos frutos, assim como me proporcionou uma oportunidade no mercado de trabalho”, conta a futura engenheira Morgana.

A estudante Marina Mikalauskas tem uma história semelhante à de sua colega. Cursando o penúltimo período de Design de Moda, ela enfrentava muitas dificuldades na execução de seu trabalho de conclusão de curso. Ao tomar conhecimento do programa, Marina não pensou duas vezes na oportunidade que teria em adquirir conhecimento e em buscar dados para seu projeto por meio do contato com profissionais das melhores empresas do mercado de moda.

“A experiência foi melhor do que esperava, pois tive uma excelente troca de conhecimentos. Minha mentora me sugeriu leituras, enviou material e contribuiu muito para minha pesquisa”, conta a estudante, que obteve sucesso em desenvolver seu projeto na área de moda sustentável. Ela comenta ainda que “muitos colegas de profissão acabam se formando e se perdendo por não terem tido uma orientação profissional como essa”.

PROGRAMA INOVADOR - De acordo com José Luís Almeida, conselheiro da Deten Química, a possibilidade de troca de experiências entre a nova geração de profissionais e a que já está atuando no mercado é muito positiva na educação desses jovens. “Eu nunca vi um programa como esse para alunos de Engenharia Química. Esse projeto é muito bacana, pois, a princípio, o aluno que está se formando não conhece como será o exercício da profissão e este é o momento em que surgem muitas dúvidas e apreensões”, conta.

A designer sênior de estamparia na Animale, Ana Carolina Senna, concorda com o conselheiro, acrescentando que em sala de aula é diferente do que se passa no dia a dia dentro dos setores de uma empresa. “Essa interação com os profissionais é importante para que os estudantes possam saber qual segmento eles querem seguir dentro de suas profissões”, acrescenta. 

No primeiro ciclo do Programa de Mentoria participaram profissionais das empresas Braskem, Ocyan S.A, Petrobras, Ergossol, DETEN Química, Arlanxeo Brasil, RADIX Engenharia, GlobalYeast, Clariant S.A e BNDES; Osklen, Maria Filó, Malwee, Animale, Calvin Klein, Grupo Soma, Billabong, Dafiti, além de representantes da ABIT e do Sindicato das Indústrias de Vestuário, Fiação e Tecelagem.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT vai desenvolver nova farda para a Polícia Militar do Rio de Janeiro
SENAI CETIQT recebe reconhecimento internacional
Instituto de Inovação do SENAI CETIQT terá novo endereço

Comentários