SENAI de Mato Grosso investe em sustentabilidade dentro e fora das salas de aula

Até o próximo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso vai inaugurar três novas unidades nos municípios de Nova Mutum, Barra do Bugres e Sorriso

Gestores do SENAI visitam o Centro de Sustentabilidade do Sebrae em Mato Grosso

Até o próximo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso vai inaugurar três novas unidades nos municípios de Nova Mutum, Barra do Bugres e Sorriso. Juntas, elas terão capacidade para atender mais de 2,5 mil estudantes em cursos de educação profissional. Garantir a segurança, o conforto, a acessibilidade e a sustentabilidade são práticas comuns na instituição. No entanto, novas ideias estão em fase de implementação. Como parte deste projeto, vários gestores do SENAI visitaram o Centro de Sustentabilidade do Sebrae em Mato Grosso. O espaço pode servir de inspiração para ações tanto nas estruturas físicas do SENAI-MT, como dentro das salas de aulas. 

Nas novas unidades do SENAI em Mato Grosso, já estão em prática ações que envolvam o uso racional da água, com equipamentos e acessórios que reduzem o consumo, coleta e reaproveitamento das águas das chuvas, a exemplo da unidade em Nova Mutum, obra que será inaugurada neste ano; utilização de coberturas termoacústicas e forro de fibra mineral, a fim de reduzir o impacto da incidência solar, o que favorece o uso de equipamentos de ar condicionado com menor potência. 

A irrigação das áreas verdes conta com um sistema temporizado, o que evita o uso tradicional da mangueira, reduzindo o desperdício de água. Todas as obras em andamento possuem projeto de Gestão dos Resíduos Sólidos, que são originados na fase da construção, a fim de ter destinação correta dos materiais que possam ser reutilizáveis ou recicláveis. 

De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, Carlos Gomes, as unidades já construídas também estão inseridas no conceito de sustentabilidade. Todas possuem lâmpadas com alertas reflexivos que incidem a iluminação diretamente na mesa de trabalho, eliminando desperdícios de perda da luminância por conta da difusão em todo o ambiente. Também são utilizadas lâmpadas leds que proporcionam em torno de 25 mil horas de uso, em substituição às fluorescentes, que têm um desempenho entre quatro e cinco mil horas. 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - A diretora regional do SENAI-MT, Lélia Brun, revela que a sustentabilidade e a inovação também são temas de sala de aula dentro da instituição. “Queremos que nossos jovens sejam formados para desenvolver soluções criativas, que permitam as empresas resolver problemas relacionados ao descarte e utilização dos recursos naturais. Para isso, incentivamos projetos de inovação. Vários protótipos estão em construção”, afirma. Eles estarão expostos durante o programa Inova Senai , em setembro. 

Relacionadas

Leia mais

4 razões para se inscrever no Prêmio CNI de Jornalismo
ENQUETE: O que você mais valoriza no SENAI?
Confira as mais lidas da Agência CNI de Notícias entre 16 e 22 de outubro

Comentários