SENAI compra créditos de carbono para compensar emissões e gases de efeito estufa durante WorldSkills

Maior competição de educação profissional do mundo, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, deve ter emitido, no total, cerca de 10 mil toneladas de CO2 equivalente

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) comprou créditos de carbono para compensar as emissões de gases de efeito estufa durante a 43ª WorldSkills, maior competição de educação professional do mundo, realizada de 12 a 15 de agosto, em São Paulo. Do planejamento da disputa, iniciado há dois anos, até a desmontagem da estrutura do local das provas, devem ser emitidas cerca de 10 mil toneladas de CO2 equivalente. As viagens aéreas da equipe organizadora e dos competidores, o consumo de água e energia e a poluição gerada por equipamentos usados durante as provas estão entre os critérios inclusos no cálculo de emissões.

Os créditos de carbono foram comprados de uma pequena central hidrelétrica do Mato Grosso, de um aterro sanitário que aproveita gás metano, no Espírito Santo, e de uma empresa paulistana que trocou o uso de óleo diesel por gás natural no processo industrial. Parte dos recursos destinados à compensação de CO2 durante a competição foi destinada a um fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) para apoiar comunidades mais afetadas pela mudança do clima.

SUSTENTÁVEL - De acordo com o coordenador de Sustentabilidade da WorldSkills, Élcio Herbst, desde 2008 o SENAI realiza ações para reduzir os impactos ambientais da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. “Nossa busca é que os eventos organizados sejam cada vez mais sustentáveis econômica, social e ambientalmente”, destaca.

Entre os avanços para a WorldSkills, Segundo Herbst, está a contratação de empresa de auditoria de sustentabilidade que analisará se a competição atendeu a critérios da norma ISO 20.121, de gestão para sustentabilidade de eventos. Entre os critérios considerados estão acessibilidade, hospedagem, consumo de água e energia, transporte, alimentação e relacionamento com patrocinadores. “A partir daí receberemos relatório especializado para promover aperfeiçoamentos em outros torneios promovidos pelo SENAI”, destacou.

AÇÕES – Além da mitigação de gases de efeito estufa, também é feita coleta seletiva do lixo gerado desde a montagem até a desmontagem das instalações no Anhembi e Sambódromo, onde ocorre a competição. Das 2.046 toneladas de resíduos que serão coletados, 60% serão reaproveitados.

Além disso, próximos aos geradores de energia elétrica há kits de emergência ambiental, com materiais para evitar vazamento de produtos que possam contaminar o solo, o ar ou a água. Também foi capacitado um expert em sustentabilidade para cada uma das 50 ocupações disputadas na WorldSkills, que poderá orientar as equipes e ser uma espécie de ponte com os gestores de sustentabilidade do evento.

Para circular de uma ponta a outra do local das provas, os participantes e equipe organizadora pode contar com carros elétricos e bicicletas disponíveis em dois bicicletários. “Além de ser menos poluente, a bicicleta melhora o bem-estar dos que participam do torneio”, disse Herbst.

ENTENDA - O mercado de créditos de carbono surgiu a partir do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que países desenvolvidos deveriam reduzir, entre 2008 e 2012, as emissões de gases de efeito estufa, em média, 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990. Com isso, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que prevê a redução certificada das emissões. empresas que têm essa certificação têm direito a créditos de carbono para comercializar. No Brasil, o sistema de mercado de créditos de carbono é feito por um sistema de cap and trade, que permite que as empresas que são grandes emissoras de gases comprem os créditos excedentes das que emitem menos. Esse comércio é feito por meio de leilões via internet promovidos pela BM&FBovespa.

A WORLDSKILLS – O evento este ano é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Próxima parada da WorldSkills será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
WorldSkills 2015 foi um grande sucesso, avalia diretor-geral do SENAI
Educação profissional para todos é estratégia da Holanda contra desemprego de jovens

Comentários