WorldSkills 2015 foi um grande sucesso, avalia diretor-geral do SENAI

Diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, destaca que sociedade deve aprofundar debate sobre importância da educação profissional

Na noite deste domingo (16), serão conhecidos os vencedores da WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de profissões técnicas. “O Brasil estará no pódio e, eu espero, que seja no topo”, prevê o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi. Nesta entrevista à Agência CNI de Notícias, ele faz um balanço do evento e destaca o legado da competição para o país. “A nossa expectativa é que a sociedade aprofunde o debate sobre a importância da educação profissional.”

Agência CNI de Notícias - Qual o balanço que a CNI e o SENAI fazem da WorldSkills 2015?

Rafael Lucchesi – O evento é um grande sucesso. Nós fizemos uma competição brilhante, com um fluxo enorme de visitantes. É a maior edição da história da competição, que trouxe algumas inovações interessantes, entre elas a criação de embaixadores em cada uma das ocupações. Além disso, tivemos a plataforma digital que permitiu a pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo acompanhar a competição pela tela do computador. Também fizemos uma reunião com ministros de educação e do trabalho de diversos países e lançamos uma carta que reforça a importância da educação profissional para o crescimento econômico e social.

"A educação profissional facilita o acesso dos jovens ao trabalho, eleva a produtividade e a competitividade das empresas" - Rafael Lucchesi

Agência CNI de Notícias - Qual o legado que fica para o Brasil?

Lucchesi – Trazer a WorldSkills 2015 para o Brasil foi a realização de um sonho, um momento histórico, que tem grande relevância para o futuro do SENAI. A nossa expectativa é que a sociedade aprofunde a discussão sobre a importância da educação profissional no Brasil. Atualmente, um pequeno contingente - menos de 10% - dos jovens brasileiros fazem o ensino médio junto com algum curso de qualificação profissional. Nos países desenvolvidos, esse percentual é superior a 50%. A educação profissional é importante porque abre melhores oportunidades de emprego e renda, facilita o acesso dos jovens no mercado de trabalho, eleva a produtividade e a competitividade das empresas, trazendo ganhos para toda a sociedade.

Agência CNI de Notícias - Como a WorldSkills contribui para o debate e a melhoria da qualidade da educação profissional no Brasil?

Lucchesi – Um grande número de jovens e seus familiares visitaram a competição e viram de perto as habilidades das profissões técnicas, relevância e as vantagens da educação profissional. A repercussão da realização no evento na imprensa e nas redes sociais certamente fortalecerá o debate do tema no país e valorizará a educação profissional.

Agência CNI de Notícias - Qual a importância da participação dos estudantes do SENAI na competição internacional?

Lucchesi – O SENAI está entre os melhores complexos de educação profissional do mundo. Essa foi uma das nossas credenciais para a realização da WorldSkills 2015 no Brasil. A participação na competição é importante para aferir a qualidade do nosso sistema de educação. Por exemplo,  com o projeto Top One, que preparou os competidores brasileiros para essa edição da WorldSkills, mudamos os materiais didáticos de diversas ocupações e atualizamos os currículos de alguns cursos técnicos, adequando-os às tecnologias mais avançadas. A WorldSkills é uma importante plataforma de colaboração entre os diversos sistemas de educação profissional do mundo. A participação da competição propicia a atualização dos currículos e a incorporação de novas tecnologias aos cursos oferecidos pelo SENAI.

Agência CNI de Notícias -  Como está o desempenho dos competidores brasileiros?

Lucchesi – A avaliação que temos até agora é que os jovens profissionais brasileiros estão indo muito bem. O Brasil estará no pódio e, eu espero, que seja no topo.

A WORLDSKILLS – O evento este ano é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional para todos é estratégia da Holanda contra desemprego de jovens
Formuladores de políticas públicas visitam a WorldSkills e fábricas de SP

Comentários