SENAI certifica profissionais que estudaram no barco-escola Samaúma II, em Macapá

Ao todo, 304 estudantes receberam certificados após a conclusão de cursos profissionais oferecidos desde o início de julho na capital do Amapá

Mais de 300 amapaenses receberam, nesta quarta-feira (4), em Macapá, certificados de conclusão nos 13 cursos realizados no barco-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Samaúma II. 

Nos últimos dois meses, beneficiários do programa Bolsa Família e do projeto Liberdade e Cidadania foram qualificados em aulas dentro do próprio barco e também na unidade fixa do SENAI da capital do Amapá. 

Entre os cursos oferecidos estão Confeiteiro Industrial, Padeiro, Instalador Hidráulico Residencial, Eletricista Instalador Residencial, Pedreiro, Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Motores a Diesel, Operador de Microcomputador, Reparador de Aparelho Doméstico de Refrigeração, Reparador de Condicionador de Ar, Modista Costureiro e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. 

Daniele Socorro, 27 anos, estudou até o 6º ano. Ela e o esposo estão desempregados e, há um ano, ela aprendeu por conta própria a fabricar bolos e doces, mas precisava se profissionalizar.

“Quando surgiu a chance de participar do curso de Confeiteiro Industrial, vislumbrei a possibilidade de aprimorar técnicas e adquirir o certificado para conseguir um emprego numa panificadora. Hoje, depois de dois meses de aula, ensinei o que eu já sabia para o meu marido e aprendi a fabricar pães, pizzas e biscoitos. Agora nós vamos empreender e começar nosso negócio, em casa a princípio, mas nosso objetivo é alugar um espaço até o ano que vem. Estamos muito esperançosos e otimistas”, frisou Daniela.

O diretor de Operações do SENAI Amapá, Moisés de Aguiar, comemorou o resultado alcançado pelos concluintes. “Essa etapa que formalizamos gerou conhecimento para centenas de pessoas e permitiu que direcionássemos nossos cursos para quem efetivamente necessita de trabalho e renda, além disso, capacitamos para o mercado de trabalho pessoas que estão aptas a buscar novas colocações e até mesmo abrir seus negócios”, declarou o diretor.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís Vieira, destacou a importância do evento por dar às pessoas o direito de se qualificar e de mudar de vida.

“A partir de agora vocês estão aptos a fazer a diferença na sua vida e na de seus familiares. O primeiro passo que deram, conquistando seu certificado, demonstrou a vontade que vocês têm de crescer pessoal e profissionalmente e de alcançar independência, e esse é um caminho sem volta”, pontuou o prefeito.

Participaram da cerimônia, o coordenador da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Amapá, juiz João Matos Júnior; a secretária de Assistência Social e Trabalho da PMM, Mônica Dias; a coordenadora do projeto Liberdade e Cidadania, Alice Ramalho; a gerente executiva de qualidade e avaliação corporativa do SESI/SENAI, Ana Pernambuco e o coordenador do barco-escola Samaúma II, José Ozéias Pereira, além dos instrutores dos cursos ministrados no Barco, e familiares dos formandos.

INÍCIO DAS AULAS - Em julho, a equipe da Agência CNI de Notícias esteve em Macapá e conversou com diversos alunos sobre as expectativas com os cursos do Samaúma. Assista:

PROJETO SAMAÚMA - Iniciativa do SENAI do Amazonas, o projeto Samaúma conta com duas unidades móveis fluviais: o Samaúma I e o Samaúma II. Em 40 anos de atuação em seis estados da região Norte do país, mais de 60 mil pessoas foram qualificadas e, a partir daí, entraram no mercado de trabalho e também viraram empreendedoras.

Acesse a série especial A Educação que transforma pelos rios da Amazônia para conhecer melhor a história dos barcos-escola do SENAI e de seus ex-alunos.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Barco-escola do SENAI qualifica profissionais e estimula empreendedorismo em Macapá
Senadores destacam importância da educação profissional a bordo de barco-escola do SENAI
Ancorado em Macapá, barco-escola do SENAI inicia cursos de qualificação profissional

Comentários