Ancorado em Macapá, barco-escola do SENAI inicia cursos de qualificação profissional

Samaúma II oferece 13 cursos gratuitos a mais de 400 alunos. Há opções como Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Confeiteiro Industrial e Mecânico de Motores a Diesel

Se o aluno não pode ir até a escola, a escola vai até ele. Esse é o conceito dos barcos-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que atuam na Amazônia há 40 anos. O Samaúma II está em Macapá e iniciou, nesta semana, as aulas em 13 cursos.

Durante dois meses, mais de 400 estudantes vão receber qualificação em cursos gratuitos de Confeiteiro Industrial, Padeiro, Eletricista de Comandos Elétricos, Eletricista Instalador Residencial, Pedreiro, Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Motores a Diesel, Operador de Microcomputador, Reparador de Aparelho Doméstico de Refrigeração, Reparador de Condicionador de Ar, Modista Costureiro e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.

"Hoje estamos dando início às atividades que acontecerão no barco mais moderno da Rede SENAI, e nos sentimos gratificados por possibilitar que centenas de pessoas tenham a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e seu nível de conhecimento”, destacou o diretor de Operações do SENAI Amapá, Moisés de Aguiar, na aula inaugural, nesta terça-feira (2).

Para o prefeito de Macapá, Clécio Vieira, o melhor caminho para o desenvolvimento do estado é a promoção de capacitações que elevem o grau de escolaridade e de conhecimento dos cidadãos. “A única chance de superarmos a crise e a falta de emprego é qualificando nossa gente. Atualmente o mercado de trabalho está muito exigente, e daqui pra frente esse movimento vai continuar, por isso as pessoas devem estar cada vez mais preparadas para conquistar uma colocação no mundo do trabalho”, disse.

Glauco Cei, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon), afirmou que o programa barco-escola Samaúma é bom para todos. “O SENAI cumpre seu papel de qualificar pessoas com alto padrão de ensino e formar profissionais. Contribuindo para sua inclusão no mercado de trabalho, os alunos têm a chance de estudar gratuitamente e, ao final, conquistar um certificado de uma instituição de excelência, e as empresas que poderão contratar técnicos diferenciados”, pontuou.

Aula inaugural

Matriculado no curso de Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Edivaldo Oliveira, 40 anos, disse que o que o motivou foi a vontade de aperfeiçoar suas habilidades. “Já tenho uma pequena experiência nessa área e quando soube que poderia melhorar meus conhecimentos gratuitamente, não pensei duas vezes. É muito bom ter um certificado de uma instituição respeitada como o SENAI, e minha expectativa é que no fim da capacitação eu consiga ingressar no mercado”, explicou.

Também participaram da aula inaugural a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Mônica Dias; o titular da vara de Execuções Penais, Juiz João Matos; a gerente executiva de Avaliação e Controle da Qualidade Corporativa, Ana Cristina Dias; e a coordenadora do Núcleo de Produção Educacional do SENAI, Rayza Aires.

Cozinha Industrial dentro do barco-escola

Programa Barco-Escola Samaúma - O programa de educação profissional itinerante na Amazônia teve início com a inauguração do primeiro barco-escola, em 17 de fevereiro de 1979. Trinta e cinco anos depois, o SENAI realizou a viagem inaugural do segundo barco, em fevereiro de 2014.

Com uma equipe fixa de docentes, formada por oito instrutores, além da tripulação de cinco marinheiros, um administrativo e um coordenador, o Samaúma II cumpre uma programação desenvolvida em dois meses e meio, período em que permanecerá ancorado em Macapá. A maior parte dos cursos é oferecida nos laboratórios e salas de aula do próprio barco, como informática e operador de microcomputador, mas algumas atividades são desenvolvidas em espaços cedidos pelo município visitado.

SAIBA MAIS - Acesse o especial da Agência CNI de Notícias sobre os 40 anos do Samaúma.

Relacionadas

Leia mais

A educação que transforma pelos rios da Amazônia
Barco-escola do SENAI oferece cursos gratuitos de educação profissional no Amapá
5 motivos para assistir à série especial sobre o Samaúma, o barco-escola do SENAI

Comentários