Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015!

Serão competidores de 63 países em 50 ocupações diferentes

Competidor da ocupação eletrônica em Leipizig, Alemanha, em 2013

A WorldSkills São Paulo 2015 vai reunir competidores de 63 países em 50 ocupações. A maior disputa de educação profissional do mundo, será promovida pela primeira vez em um país da América Latina. Até lá, a Agência CNI de Notícias preparou um texto com informações básicas da competição. Confira:

O que é a WorldSkills?
A WorldSkills é uma competição de profissões técnicas que reúne representantes de mais de 63países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Em quatro dias de provas, os competidores simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. (Confira a lista completa de ocupações da WS)

Ao longo de 60 anos de história, os participantes aproveitam o torneio para trocar experiências de seus ofícios. Eles representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais (aqui no Brasil, a etapa nacional é a Olimpíada do Conhecimento).

O evento proporciona, ainda, o encontro e a troca de informações sobre as melhores práticas em educação profissional entre líderes industriais, governamentais e especialistas em educação.

Local da disputa
Com seus mais de 400 mil m² de área total, o Anhembi será a sede da WorldSkills 2015. O centro de exposições fica a apenas 7 km do centro de São Paulo, a 15 km do Aeroporto de Congonhas e a 28 km do Aeroporto de Guarulhos. Além do Sambódromo, o Anhembi Parque conta com Pavilhão de Exposições multifuncional, Palácio das Convenções, Arena Anhembi, Nova Arena e o Espaço Anhembi.

WorldSkills no Brasil
É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América Latina. Na 43ª edição, em 2015 em São Paulo, espera-se superar o número de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – quando mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. Neste ano, são esperados 1.233 competidores, em 50 ocupações. Além disso, 200 mil pessoas devem visitar o Anhembi.

Desta vez, quem organiza a competição é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.

O Brasil na WorldSkills
A cada edição, o Brasil vem ganhando destaque na WorldSkills, melhorando a sua classificação. Desde 1983, o SENAI representa o Brasil no evento. Em 16 participações, já acumulou 68 medalhas e 111 certificados de excelência, com destaque para os anos de 2007 e 2011, em que o Brasil conquistou o 2º lugar. Em 2009, ano em que os alunos do SENAC também passaram a integrar o time brasileiro na competição, o país ficou em terceiro lugar.

One School, One Country
Cinqüenta e cinco escolas, a maioria estaduais e municipais, vão receber jovens profissionais técnicos de todos os países que estarão no Brasil para a WorldSkills 2015. As delegações visitarão as escolas paulistanas para conversar com mais de 10 mil estudantes. Trata-se do projeto One School, One Country (Uma escola, Um país), desenvolvido desde 2007, dentro da programação do evento internacional. O objetivo é aproximar os estudantes do ensino profissional.

Redes sociais
Acompanhe todas as novidades da WorldSkills São Paulo 2015:
Facebook - https://www.facebook.com/WorldSkills
Twitter - https://twitter.com/WorldSkills
Instagram - https://instagram.com/worldskills/
YouTube - https://www.youtube.com/user/WorldSkillsTV

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que o Brasil ficou em 2º lugar na WorldSkills
Foco e tranquilidade são diferenciais da equipe brasileira que busca o bicampeonato na WorldSkills

Comentários