Rumo à WorldSkills Competition 2017

Alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda e em Vestuário treinam para concorrer a uma vaga na Worldskills 2017

Alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda e em Vestuário treinam para concorrer a uma vaga na Worldskills 2017.

Desde o primeiro dia de fevereiro, seis alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda e em Vestuário estão treinando para concorrer a vagas na Worldskills 2017.  Os alunos do SENAI CETIQT concorrerão a vagas, para duas ocupações: Vitrinismo e Tecnologia da Moda.

Para a vaga em Vitrinismo, concorrem as alunas: Mariana Pereira, Roberta Fernandez e Vanessa de Souza. Já para Tecnologia da Moda, concorrem os alunos: Renato Ferreira, Karina Câmara e Thaiane de Souza.

Os alunos contam com a avaliação e treinamento das educadoras Diva Lúcia Costa e Flávia Silva, além do apoio de outros professores que participam do treinamento, contribuindo com o melhor de suas expertises e habilidades técnicas.

Para Diva, as alunas aprendem tudo que é necessário para um bom desempenho, na ocupação Vitrinismo. “Elas desenvolvem competências que vão desde a elaboração de projetos em 3D, utilizando softwares específicos, até pintura de superfícies como as paredes das vitrines e, a elaboração de objetos para exposição de produtos em MDF, utilizando ferramentas e técnicas de pintura e marcenaria. Elas literalmente colocam a mão na massa”, afirma a educadora.

Flávia explica como é o processo no treinamento para a vaga em Tecnologia da Moda. “Os alunos desenvolvem competências e habilidades técnicas que vão desde a criação da peça de roupa, a partir de princípios de design, aplicando conhecimento de diversos tipos de tecidos e suas características, modelagem plana e tridimensional (draping), até o corte e fabricação de peças pensadas para vestir bem e de forma elegante, atendendo tanto ao público mais simples quanto aos mais sofisticados. É literalmente a arte de produzir o prazer de vestir.”

 No mês de abril, haverá uma Seletiva Interna, no SENAI CETIQT, na qual serão escolhidos um (01) aluno de cada ocupação, para representar o Rio de Janeiro nas Seletivas Worldskills. As seletivas serão realizadas em Teresina, para a ocupação Vitrinismo (de 18 a 22 de julho) e em Blumenau, para a Tecnologia da Moda (de 1 a 5 de agosto). Candidatos selecionados em outros estados também participarão dessa fase e, nela, será definida a delegação que representará o Brasil no mundial Worldskills 2017, em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Várias faces do Brasil estiveram representadas no desfile de alunos de moda do SENAI
Versatilidade e inovação marcam primeiro dia de desafio coletivo de Moda
Estilistas apontam importância dos cursos técnicos para profissionalização da moda

Comentários