Estilistas apontam importância dos cursos técnicos para profissionalização da moda

Estampas, chão de fábrica, mercado, cadeia produtiva da moda foram alguns dos assuntos comentados por ícones da moda brasileira

Os quatro estilistas também participam do projeto SENAI Brasil Fashion

Estampas, chão de fábrica, mercado, cadeia produtiva da moda e tantos outros assuntos foram comentados durante palestra com quatro ícones da moda brasileira: Ronaldo Fraga, Lenni Niemeyer, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura. O bate-papo aconteceu durante a Olimpíada do Conhecimento 2016 , neste sábado (12), em Brasília. Os quatro estilistas também participam do projeto SENAI Brasil Fashion .

Ao abordar o alto nível de profissionalização da moda, Herchcovitch fez questão de ressaltar a importância dos cursos técnicos nesse processo. “A gente tem um nível de profissionalização muito alto. A pessoa pode ter intuição, mas de fato tem, de estudar, tem de ser técnico em alguma coisa”, diz.

Ronaldo Fraga lembrou que a roupa tem todo um processo produtivo, vai do chão de fábrica ao glamour das passarelas. “Mas é preciso lembrar que o ensino técnico e até mesmo o superior é uma forma de se distanciar dessa glamourização. É importante valorizar toda a cadeia produtiva”, afirma.

Ele citou ainda o SENAI Brasil Fashion, que coloca alunos do ensino técnico em contato com grandes nomes da moda. “É algo inédito no Brasil e é um grande estímulo. É assim que nós vamos ter um ensino técnico diferenciado no mundo”, finalizou. “Eu trabalho com muita gente do SENAI. Pessoas que chegam com uma bagagem muito boa. E você estudar, especializar e vivenciar o dia a dia na empresa é o melhor dos mundos”, completou Lenni Niemeyer.

Os participantes da palestra também puderam fazer perguntas aos quatro estilistas. Ao final do bate papo, sempre questionados sobre a receita de sucesso, Lino Villaventura explicou de maneira simples. “Para alcançar o sucesso, o primordial é trabalhar. Não só em moda, mas em qualquer área. Não tem receita de sucesso. Nós que trabalhamos com moda sabemos como é difícil”, finalizou.

SENAI BRASIL FASHION - O SENAI Brasil Fashion é um projeto do SENAI CETIQT que tem como objetivo revelar novos talentos, unindo estudantes do SENAI a grandes especialistas em moda. Após selecionar alunos de diferentes estados por meio de edital, eles recebem orientações de estilistas sobre todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção – desde o conceito criativo até a confecção das roupas, passando pela concepção da trilha sonora do desfile, escolha do styling e definição da maquiagem e cabelo.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas foi aberta ao público nesta quinta-feira (10) e termina neste domingo (13), em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS

Olimpíada do Conhecimento 2016

Quando: até 13 de novembro

Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília/DF

Horário de visitação: 9h às 17h

Acesse o site oficial da OC 2016

ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Estilistas e modelo debatem sobre o papel da educação na indústria da moda nesta terça-feira (20)
Ex-alunos do SENAI são referências nas áreas empresarial, automobilística e moda
Espaço Moda Maringá

Comentários