Rio Brilhante recebe salas de aula móveis do Senai Educa e oferece 2 cursos gratuitos

Trata-se da 13ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, que já chegaram a Eldorado, Naviraí, Brasilândia, Bataguassu, Coxim, Nova Andradina, Cassilândia, Água Clara, Campo Grande, Três Lagoas, Caarapó e Ponta Porã

O Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, iniciou em Rio Brilhante os cursos gratuitos de operador de processos químicos e assistente de planejamento de controle de produção, que estão sendo oferecido em duas salas de aula móveis de um total de 92 adquiridas pelo Sistema Fiems para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados em 50 municípios, totalizando 67.602 vagas. Trata-se da 13ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, que já chegaram a Eldorado, Naviraí, Brasilândia, Bataguassu, Coxim, Nova Andradina, Cassilândia, Água Clara, Campo Grande, Três Lagoas, Caarapó e Ponta Porã.

Dos 92 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 28 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 19 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados. "Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado", declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Segundo gerente da FatecSenai Dourados e responsável pela região, Guilherme Branco, as duas salas de aula móveis estão instaladas no estacionamento da Praça Central de Rio Brilhante, localizada na Rua Sidnei Coelho Nogueira, no centro da cidade. "A demanda foi identificada por meio de uma pesquisa realizada no município e está alinhada com a necessidade da população", informou.

Beneficiados

Para a analista de laboratório Eliane Gomes da Silva, 38 anos, aluna do curso de operador de processos químicos, o curso representa a realização de um antigo desejo de se profissionalizar na área. "Muito do que se aprende serve para a área na qual atuo e com esse curso poderei até subir de cargo dentro da empresa", disse.

Aluno do curso de operador de processos químicos industriais, Welinton Gonçalves da Silva, 20 anos, conta que trabalha na usina da cidade e o curso irá oferecer mais conhecimentos na sua área de atuação, além de desenvolver novas habilidades. "Trazer as salas de aula ao município colabora para diminuir a quantidade de pessoas que não possuem uma profissão, pois facilita o acesso e todos podem participar", afirmou.

Já a vendedora Rosangela Almoas,  34 anos, aluna do curso de assistente de planejamento de controle de produção, quer mudar de profissão e acredita que após a conclusão irá garantir o sonhado emprego em uma usina. "A iniciativa de montar uma sala de aula itinerante foi muito boa, já que atende a todos aqueles que queiram fazer um curso, mas não tem condições de se deslocar até uma unidade do Senai", finalizou.

O auxiliar-administrativo Brahian Verly da Silva, 22 anos, optou pelo curso de assistente planejamento de controle de produção para enriquecer o currículo. "Quero adquirir mais conhecimento e quem sabe no futuro possa usar o que aprendi para ter uma nova oportunidade no mercado de trabalho", comentou.

Relacionadas

Leia mais

Senai Educa chega a Antônio João com curso gratuito em salas de aula móveis
Salas de aula móveis do Senai Educa chegam a Ponta Porã
Três Lagoas recebe salas de aula móveis do Senai Educa e inicia 2 cursos gratuitos

Comentários