Salas de aula móveis do Senai Educa chegam a Ponta Porã

Foram iniciados na cidade cursos gratuitos oferecidos em duas salas de aula móveis, de um total de 92 adquiridas pelo Sistema Fiems, para ampliar acesso à qualificação profissional

O Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, iniciou em Ponta Porã os cursos gratuitos de modelista, eletricista instalador predial de baixa tensão e mecânico de motocicletas, que estão sendo oferecido em duas salas de aula móveis de um total de 92 adquiridas pelo Sistema Fiems para ampliar o acesso aos 269 cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados em 50 municípios, totalizando 67.602 vagas. Trata-se da 11ª cidade a receber esses novos ambientes de qualificação, que já chegaram a Eldorado, Naviraí, Brasilândia, Bataguassu, Coxim, Nova Andradina, Cassilândia, Água Clara, Campo Grande e Caarapó.

Segundo gerente da FatecSenai Dourados e responsável pela região, Guilherme Branco, as duas salas de aula móveis estão instaladas no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Porã, localizada na Rua Baltazar Saldanha, nº 232C, no Centro da cidade. Ao todos são 60 vagas, das quais 20 são do curso de modelista, realizado em período vespertino, enquanto outras 20 são do curso de eletricista instalador predial de baixa tensão, no período noturno, e mais 20 para o curso de mecânico de motocicletas, também no período noturno. "A demanda foi identificada por meio de uma pesquisa realizada no município e está alinhada com a necessidade da população", informou.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Ponta Porã, Adria Almeida, a cidade sempre está de portas abertas para o Senai. "O interesse da população em cursos profissionalizantes é despertou a atenção da atual administração, que colocou como prioridade promover o ensino, emprego e renda", disse, acrescentando que a procura pelos cursos superou as expectativas e os moradores já aguardam a formação de novas turmas.

Beneficiados

Para a aluna do curso de modelista Katiane Santiago Dias, 32 anos, a chegada dos cursos do Senai representa uma nova oportunidade de emprego e melhoria na qualidade de vida. "Sempre quis fazer um curso no Senai, mas isso estava quase impossível, pois a unidade mais próxima era em Dourados. Agora, com essa iniciativa de levar a escola até Ponta Porã tornou o sonho em realidade", afirmou.

Já a aluna Vergínia Cavalheiro de Aquino, 47 anos, declarou que a formação pelo Senai abre novos caminhos profissionais. "O fato de ter um curso com certificado do Senai capacita e facilita a vida de qualquer pessoa, principalmente aqueles que desejam abrir o próprio negócio", disse. A aluna Elizabete Regis Ponce, 33 anos, conta que já fez diversos cursos no Senai e continua se atualizando. "Quando concluir o curso de modelista, com certeza, irei fazer outro, pois quanto mais aprendo, mais feliz eu fico e me sinto mais útil", falou.

Dos 92 containers salas de aula adquiridos para o Senai Educa, 28 têm capacidade para 40 alunos cada, enquanto 19 podem receber até 20 alunos cada, 5 vão servir de laboratórios de informática com capacidade para 16 alunos cada, outros 10 containers são multifuncionais, servindo tanto para sala de aula, quanto para laboratório, e os 30 restantes são almoxarifados. "Por meio dessa nossa nova ferramenta de qualificação, vamos criar uma base regional de mão de obra capacitada e esse estoque de profissionais vai suprir as necessidades das indústrias instaladas no Estado", declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Relacionadas

Leia mais

Salas de aula móveis do Senai Educa chegam à região das Moreninhas
Três Lagoas recebe salas de aula móveis do Senai Educa e inicia 2 cursos gratuitos
Longen reforça Senai Educa em 46 cidades com 269 cursos para atingir 67 mil vagas

Comentários