O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 58.865 vagas abertas em cursos gratuitos e pagos em várias unidades da federação e no Futuro.Digital, marketplace do SENAI.
São 23.225 oportunidades presenciais e online, distribuídas pelas escolas do SENAI em diversos estados. As vagas incluem cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial e outras modalidades de formação profissional.
Além das vagas nos estados, a Agência também traz o levantamento dos cursos abertos no Futuro.Digital. E olha só, por lá tem nada menos que 35.640 vagas em cursos de diversas modalidades, como técnicos, curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. São 154 turmas presenciais, 128 semipresenciais e 1 mil turmas EAD, garantindo flexibilidade para estudar de onde e quando quiser.
Para conferir informações sobre preços, grade curricular, certificação e carga horária, acesse o Futuro.Digital.
O SENAI oferece formação em diversas áreas de conhecimento, como edição de vídeos com smartphone, eletricista industrial, excel, implementação de dashboards e power bi, instalação de sistemas fotovoltaicos, mecânico de refrigeração e climatização, microcontroladores, técnico em programação de jogos digitais e muito mais.
*O conteúdo de vagas é dinâmico e pode passar por atualizações constantes.
Amapá
O SENAI-AP tem 150 vagas disponíveis para o curso de gestão da manutenção na indústria offshore de petróleo e gás. As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 22 de setembro e devem ser realizadas presencialmente nas unidades móveis do SENAI-AP, instaladas no Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
As aulas acontecem nos turnos da tarde e noite, destinadas a pessoas acima de 16 anos, com ensino fundamental completo e renda familiar mensal baixa. O curso é de curta duração e será realizado nas unidades móveis da instituição no Campus Binacional da Unifap. Para mais informações, acesse o site do SENAI-AP.
Distrito Federal
O SENAI-DF está com 6.780 vagas abertas para cursos gratuitos de aperfeiçoamento, de qualificação profissional e técnicos. As oportunidades são para pessoas de baixa renda e fazem parte do Programa SENAI de Gratuidade Regimental.
As vagas são para todas as modalidades (presencial, semipresencial e EaD) e estão distribuídas entre as unidades do Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sobradinho e Taguatinga. As inscrições podem ser feitas pelo site do SENAI-DF.
Maranhão
O SENAI-MA está com 1.3 mil vagas disponíveis para cursos como excel avançado, implementação de dashboards e power bi, instalação de sistemas fotovoltaicos, microcontroladores (arduíno), operação de máquinas florestais-harvester, técnico em programação de jogos digitais, técnico em redes de computadores e tantos outros.
Ao todo, são 1.050 vagas em 42 cursos presenciais nos períodos vespertino e noturno e 250 vagas para 5 cursos na modalidade semipresencial (educação a distância). Para mais informações e inscrições, acesse o site do Futuro.Digital e selecione o estado do Maranhão.
Paraíba
O SENAI-PB tem 1.151 vagas abertas para cursos como confeiteiro, edição de vídeos com smartphone, eletricista industrial, excel intermediário, gestão de estoque e armazenagem, mecânico de refrigeração e climatização, técnico em logística, técnico em refrigeração e muito mais.
São 986 vagas para cursos presenciais (turnos matutino e vespertino) e 165 vagas na modalidade EaD (educação a distância). Para mais informações e inscrições, acesse o site do SENAI-PB.
Paraná
O SENAI-PR está com 1.958 vagas abertas para áreas construção de obras, desenvolvimento de sistemas, design, eletrônica e automação, infraestrutura de informação e comunicação, manufatura, manutenção e operação, materiais, metalmecânica, operações financeiras, produção alimentícia, segurança e sistemas de energia.
Dessas vagas, 1.861 são para cursos presenciais e 97 na modalidade à distância. Para mais informações, acesse o site do SENAI-PR.
Rio de Janeiro
O SENAI-RJ tem 9.976 vagas gratuitas disponíveis para cursos de qualificação profissional para as áreas de automotiva, energias renováveis, mídias impressas e digitais, petróleo e gás, refrigeração, tecnologia da informação, entre outras.
Ao todo são 509 turmas, com aulas em diferentes formatos (presencial, semipresencial e EAD). As inscrições devem ser feitas presencialmente. Para mais informações, acesse o site do SENAI-RJ.
Roraima
O SENAI-RR tem 135 vagas disponíveis para cursos como desenvolvimento pessoal - comunicação assertiva e comportamento profissional, injeção eletrônica, instalador e reparador de unidades split, marcenaria (trilha de aprendizado) e tantos outros.
São 82 vagas em 7 cursos presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno e 53 vagas para 6 cursos na modalidade semipresencial. Para mais informações acesse o site do SENAI-RR.
Sergipe
O SENAI-SE disponibiliza 780 vagas para cursos nas áreas de assistente de recursos humanos, comandos elétricos, desenhista técnico de edificações, eletricista industrial, marceneiro de móveis, marketing digital, mecânico de refrigeração, montador e reparador de computadores, técnicas de gestão empresarial com ênfase em inovação, word e excel avançados e muito mais.
As vagas são para 27 cursos gratuitos presenciais e semipresenciais, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para mais informações, acesse o Instagram @senaisergipe ou visite a unidade mais próxima.
Tocantins
O SENAI-TO tem 995 vagas disponíveis para cursos como, assentador de revestimento cerâmico, modelagem industrial, padeiro, pintor de obras imobiliárias e tantos outros.
São 815 vagas são destinadas a 35 cursos presenciais nos períodos matutino, vespertino e noturno e 180 vagas para 6 cursos na modalidade EAD (Educação a Distância). Para mais informações, acesse o site do SENAI-TO.
SENAI é referência em educação profissional na América Latina
O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 3,1 milhões de matrículas/ano.
Em 83 anos de história, formou mais de 92 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.
Sobre o levantamento quinzenal de vagas
A Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.



