Protótipos brasileiros conquistam prêmio da NASA

Hackathon internacional promovido pela Agência Espacial Norte-Americana ocorreu simultaneamente, em 200 cidades do mundo

O mundo acabou e só resta uma capivara! Esse foi o cenário apocalíptico criado pela equipe ‘Star Lessons’, vencedora da primeira edição do Nasa Space Apps Challenge em Cuiabá - hackathon internacional promovido anualmente pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA). O time, formado por jovens de 12 a 24 anos, criou um jogo para simular a construção de um novo planeta partindo da última habitante da terra: uma capivara celeste, detentora de todo o conhecimento da humanidade.

O game multidisciplinar foi projetado para democratizar a educação, tornando o ensino de matérias como química, física e matemática mais acessível, interessante, lúdico e interativo. “Participar do maior hackathon da galáxia, produzindo ideias para a NASA, foi definitivamente um salto na minha carreira. Ter a oportunidade de trabalhar junto com especialistas na área e construir soluções de forma colaborativa me deu uma experiência extremamente enriquecedora”, afirma o publicitário, Silvano dos Santos Junior, 22 anos.

João Gabriel Soares Vargas Barros, 12 anos, segura o troféu do 1º lugar

O estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) em Cuiabá, João Gabriel Soares Vargas Barros, 12 anos, também fez parte da equipe vencedora. Ele foi o competidor mais novo do desafio e disse estar estimulado a participar de novas competições. “Minha mãe me obrigou a participar, mas quando cheguei lá e vi o desafio, gostei. Minha tarefa foi preparar o pitch (apresentação rápida) do protótipo e, mesmo muito nervoso, me esforcei em fazer uma boa apresentação”, contou.

Para o adolescente, o mais interessante foi encontrar uma solução para os problemas que ele vivencia em sala de aula. “Eu vejo meus colegas sofrendo por não entenderem algumas matérias e acho que esse jogo pode ser muito útil”.

Segundo lugar foi para o grupo 2030 com o desafio de solucionar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a água potável

O segundo lugar da premiação foi para o grupo 2030 com o desafio ‘Acqua Seeds’, com foco na solução de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a água potável. O grupo recorreu ao conhecimento popular do uso da ‘Moringa oleifera’, planta conhecida por purificar a água e criou um produto industrializado e de baixo custo para uso das populações onde existe escassez do recurso natural. O sachê de 10 gramas pode purificar até 2 litros de água.

“Participar de um evento global pra construir soluções para o mundo todo é muito motivador. Todos os grupos que se formaram estavam engajados, teve uma troca de conhecimento e networking muito forte, sem falar na infraestrutura. Foi incrível!”, relatou o empreendedor social e dsenvolvedor Matheus Guedes Spartalis, de 24 anos.

Grupo ‘Green Space’ desenvolveu um protótipo para o cultivo de alimentos fora do planeta. Ficou com a menção honrosa do evento

A menção honrosa do evento foi para o grupo ‘Green Space’ que desenvolveu um protótipo para o cultivo de alimentos fora do planeta. O projeto de estufas autônomas previu todas as etapas do cultivo, desde a semeadura até a colheita, com umidade e temperatura controladas automaticamente, sem intervenção humana. “Somos o estado do Agro e precisávamos criar uma solução que levasse em conta essa nossa potência. Aprendi mais nessas 48 horas de mentoria do que em semestres inteiros de vários cursos que fiz”, pontuou o médico-veterinário e consultor de negócios, Leandro Costa Garcia, 35 anos.

O evento ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro, simultaneamente, em 200 cidades ao redor do mundo.

Para a coordenadora de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) MT, Jenifeer Duarte, o NASA Space APPs foi uma oportunidade para que jovens de diversas áreas pudessem trabalhar de forma complementar e desenvolver soluções para desafios reais em nível mundial, assim como criar produtos inovadores para a indústria de todo o mundo.

“Unimos os dois negócios do SENAI: inovação e tecnologia. O resultado foi uma efusão de ideias criativas e produtos inacreditáveis de talentosos estudantes e profissionais de Mato Grosso. Estamos mudando a forma de trabalhar e esses jovens ganharam uma grande bagagem profissional e pessoal”, pontua Jenifeer.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI Alagoas ganham troféu na Mostra Brasileira de Foguetes
Inscrições abertas para o torneio SESI de Robótica FTC
Ei, NASA, olha estes projetos brasileiros!

Comentários