Projeto ViraVida forma novos alunos em Maceió

Em situação de vulnerabilidade social, os jovens com idades entre 16 e 21 anos, frequentaram os cursos de formação de eletricista, promotor de vendas e operador de micro

O projeto ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), acaba de formar mais 71 alunos em Maceió. Em situação de vulnerabilidade social, os jovens com idades entre 16 e 21 anos, frequentaram os cursos de formação de eletricista, promotor de vendas e operador de micro. 

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho, Gilberto Carvalho, destacou que quando um jovem tem uma oportunidade ele a agarra. “Nunca esqueçam dos seus sonhos e os transformem em realidade. Todo acesso que tiveram no ViraVida são direitos dos jovens e nós,  que acreditamos e trabalhamos por um futuro melhor, queremos estender essa garantia a todos meninos e meninas do Brasil”, afirmou. 

Já o diretor da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Alberto Cabus, agradeceu o empenho dos empresários na empregabilidade desses jovens. “A ideia é que, por meio desses jovens, possamos fomentar uma nova perspectiva de desenvolvimento social e crescimento econômico para Alagoas”, disse. 

Um bom exemplo desse investimento social era o próprio mestre de cerimônias da formatura. Com ótimo desempenho durante todo o período em que esteve no ViraVida, o Ednaldo Vieira cursa atualmente a faculdade de Comunicação Social e Publicidade. “Saí do ViraVida com 19 certificados. Realizei bastante, cresci e aproveitei”, comemorou. 

RESULTADOS POSITIVOS - Desde a implantação em Alagoas, em 2011, o ViraVida atendeu 265 jovens, dos quais 103 foram encaminhados para o mercado de trabalho. Da turma de 2014, três alunos foram aprovados no vestibular para Serviço Social e Ciências Sociais e 19 alunos estão trabalhando. 

Para a Coordenadora Estratégica do ViraVida em Alagoas, Adriana Barreto Gomes, histórias de superação têm marcado toda a trajetória do projeto no Brasil e, em Alagoas, não é diferente. “Jovens que foram inseridos em empresas têm crescido e se destacado profissionalmente”, afirmou. 

VIRAVIDA – O programa de inclusão socioprodutiva promove a restituição de direitos a adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Além de educação continuada, formação profissional, saúde, esporte e cultura, o ViraVida promove atendimento psicossocial visando elevar autoestima, a escolaridade e restabelecer os vínculos familiares. 

O projeto atua na prevenção da violência sexual promovendo o acesso de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos a um processo de desenvolvimento, com base nos Pilares Educacionais da Unesco. Com sete anos de existência, o ViraVida já foi implantado em 26 cidades de 19 estados brasileiros e em El Salvador. O projeto está sendo adaptado para se tornar uma política pública. 

Relacionadas

Leia mais

5 produtos desenvolvidos com ajuda do Edital SENAI SESI de Inovação que você tem que conhecer
Estudantes do Mato Grosso conquistam o ouro no mundial de profissões técnicas
Novo site da WorldSkills São Paulo 2015 reúne tudo o que você precisa saber sobre a competição

Comentários