SUPER robôs em ação! Confira a lista dos times que vão participar do Off-season FRC no Rio

No total, 28 equipes brasileiras de 15 estados disputam a categoria mais avançada da robótica, a FIRST Robotics Competition. Disputa acontece entre 5 e 7 de agosto no Píer Mauá

Estão confirmadas 28 equipes brasileiras, de 15 estados

O Rio de Janeiro vai receber uma olímpiada novamente! Não são os jogos olímpicos que encantaram o mundo em 2016, mas é uma competição que também reúne fãs nos cinco continentes – e que tem tudo para levar o Brasil ao pódio.

Entre os dias 5 e 7 de agosto, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizam um Off-season da FIRST Robotics Competition (FRC), a modalidade mais complexa das competições de robótica da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology).

Veja outros temas:

Desenvolvimento sustentávelEducação STEAMEficiência energética e Telemedicina

Estão confirmadas 28 equipes brasileiras de 15 estados, sendo 17 de escolas SESI SENAI, sete de escolas públicas, três de escolas particulares e uma de Organização Não Governamental (ONG). Pela primeira vez, os robotiquers - comunidade mais animada e apaixonada do Brasil - poderá ver reunidos, em um só evento, os times que estão se preparando e que já competem em torneios internacionais da modalidade.

O Off-season de FRC ocorre no Píer Mauá, junto com a FIRST LEGO League International Open Brazil powered by SESI, campeonato internacional de FLL. Para saber dos detalhes do evento, é só acompanhar a Agência de Notícias da Indústria!

Quem disse que um geek não pode ser atleta? 🤓

Conhecida como a olimpíada da robótica, a FRC é uma disputa de robôs que chegam a 1,5 metro e podem pesar mais de 50 kg. Alunos do ensino médio constroem e programam esses robôs de porte industrial e semiautônomos para realizar tarefas em uma arena do tamanho de uma quadra de vôlei. Sim, é a emoção dos esportes combinada com o rigor da ciência e da tecnologia.

O time, formado por pelo menos 10 integrantes, trabalha com um kit básico de peças e pode ser criativo para montar o robô, desde que utilize o mesmo sistema de controle e respeite as regras que limitam tamanho, peso, quantidade máxima de motores, atuadores e alguns materiais.

As partidas na arena são no formato de alianças, três equipes contra outras três - os seis robôs cumprem as missões juntos. Nos primeiros 15 segundos, eles operam de forma autônoma, só na base da programação, e, nos outros 2 minutos e 15 segundos de partida, os competidores assumem o controle remoto. Eles precisam ainda levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.

Relacionadas

Comentários