Programa ViraVida qualifica jovens para o mercado da beleza

O ofício foi ensinado a jovens em situação de vulnerabilidade (vítimas de abuso ou exploração sexual)

É a quarta vez que o projeto qualifica jovens do ViraVida

Dezoito jovens do programa ViraVida se formaram nesta quinta-feira (23), no programa Making Waves, da Wella, no Rio de Janeiro. Eles participaram de treinamento para cabeleireiro com profissionais de diversas partes do mundo. A iniciativa da Wella e do Fundo das Nações Unidas ( Unicef ) teve a participação de nove cabeleireiros dos melhores salões europeus para ensinar os segredos do ofício a jovens em situação de vulnerabilidade (vítimas de abuso ou exploração sexual). No Brasil, o intercâmbio é realizado em parceria com o programa ViraVida do Serviço Social da Indústria (SESI) . 

No salão montado pelo Conselho Nacional do SESI , no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em frente à Rocinha, os jovens puderam conhecer técnicas de secagem, mechas, corte, pintura e retoque de raiz. Os nomes não serão divulgados para preservar a identidade. Um deles, de 20 anos, participou do curso pela segunda vez e disse que gostou de aprender as novidades passadas pelos profissionais. 

O jovem que se formou no ViraVida em 2012, em Hospitalidade e Turismo, também se especializou em cabeleireiro na primeira turma de capacitação da Wella, e hoje tem um pequeno salão. Antes de montar o negócio, ele adquiriu experiência em uma rede de beleza. “Agora, depois de um ano de trabalho estou me organizando para ampliar meu salão. Meu objetivo aqui é adquirir conhecimento para conquistar novos clientes. Vou levar este certificado não como um pedaço de papel e sim como uma vitória”, comemorou. 

Também empolgado com o curso, outro jovem, de 18 anos, contou que sempre sonhava entrar na profissão. Atualmente, ele está frequentando um curso de atualização de Cabeleireiro, na Fundação Bradesco, oferecido ao jovem por meio de parceria com o SESI. “Comecei a fazer maquiagem e cabelo porque sempre gostei dessa área. Quando ingressei no ViraVida tive a oportunidade de me profissionalizar. Esse curso foi uma oportunidade única”, afirmou. 

Tem ainda o caso de um terceiro participante, de 23 anos, que há um ano e meio atua como autônomo, atendendo clientes em suas casas. “A capacitação está sendo ótima para me reciclar. Estou gostando muito também de ter contato com pessoas de outras culturas”, destaca. “No futuro, quando tiver mais aprimorado, vou abrir um salão. Mas antes buscarei mais experiência como profissional de uma grande rede”, finalizou. 

Esta é a quarta vez que o projeto Making Waves qualificou os jovens do ViraVida. Em anos anteriores, foram capacitados alunos de Belém, Recife e também do Rio de Janeiro. 

SOBRE O VIRAVIDA - O ViraVida é um programa de inclusão socioprodutiva que promove a restituição de direitos a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Presente em 21 estados brasileiros, já atendeu mais de 5 mil jovens com idade entre 14 e 23 anos, e garantiu a inserção de 65% dos alunos concluintes no mercado de trabalho. Além de educação continuada, formação profissional, saúde, esporte e cultura, o ViraVida promove atendimento psicossocial visando elevar a autoestima, a escolaridade e restabelecer os vínculos familiares. 

Relacionadas

Leia mais

ViraVida: alunos assumem o protagonismo de suas vidas
SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
Hora de estudar! SENAI abre milhares de vagas para cursos em todo o Brasil

Comentários