Programa Alimentos Seguros (PAS)

O Programa Alimentos Seguros (PAS) visa reduzir o risco de contaminação dos alimentos, envolvendo toda a cadeia de produção: do plantio e beneficiamento, até a mesa do consumidor

O Programa Alimentos Seguros (PAS) complementa a oferta de serviços às indústrias de alimentos e bebidas. Visa reduzir o risco de contaminação dos alimentos, envolvendo toda a cadeia de produção: do plantio e beneficiamento, até a mesa do consumidor. Também prepara as empresas brasileiras para atender às exigências dos países importadores.

O programa desenvolve materiais didáticos e metodologias relacionadas à segurança alimentar, capacita profissionais para prestar assessoria e consultoria às empresas, produtores rurais e empreendedores individuais. Esses técnicos capacitados implantarão e certificarão ferramentas de controle, para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos, adicionando diferenciais competitivos para o negócio das empresas e para o país.

  • Campo: produção primária animal ou vegetal;
  • Indústria: principalmente as de alimentos;
    Distribuição: de feiras livres a redes de supermercados;
  • Transporte: transportadores autônomos, transportadoras de alimentos e transporte próprio do comércio e indústria;
  • Mesa: lanchonetes, restaurantes, cozinhas industriais, refeitórios, ambulantes e concessionárias;
  • Ações especiais: cadeia de ensino fundamental, técnico e superior.

 
Em todas as etapas do programa são seguidas as regras estabelecidas no Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e nas Boas Práticas do setor, que apresenta um conjunto de procedimentos instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e pelo MAPA.

O PAS é uma parceria entre Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Conheça os materiais desenvolvidos pelo Programa para as áreas de atuação.

Relacionadas

Leia mais

Forte presença de fontes renováveis coloca a matriz elétrica brasileira entre as mais limpas do mundo
Curso online gratuito mostra passo a passo de como acessar crédito
Você está seguro com o seu passado?

Comentários