O Projeto de Vida e Carreira do Novo Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (SESI) é uma proposta educacional que ajudará os estudantes a se planejarem melhor para o futuro, tanto para a vida estudantil e profissional quanto para a vida pessoal. O objetivo principal é que os alunos possam refletir sobre os interesses, as habilidades e os valores, para que tomem decisões mais conscientes sobre a carreira que desejam seguir e como alcançar os objetivos de vida.
Para contribuir com o planejamento de carreira dos jovens matriculados no Ensino Médio e somar ao esforço do SESI na implementação do Projeto de Vida e Carreira, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) passará a oferecer nacionalmente uma série de atividades complementares, extracurriculares, para permitir que os estudantes conheçam oportunidades para as carreiras, principalmente na indústria; participem de fóruns de aprendizagem; mapeiem suas competências; e possam construir a visão de uma carreira profissional.
Além do portifólio de atividades, o IEL também vai desenvolver a formação continuada de professores da rede SESI, junto com o Centro SESI de Formação em educação, abordando conceitos, tendências e metodologias educacionais voltadas para o Projeto Vida e Carreira. A formação irá apoiar os profissionais do SESI a multiplicar nos estados essa formação para os professores que irão ministrar esse componente curricular nas escolas.
“Historicamente, uma das principais missões desenvolvidas pelo IEL é a ligação entre a academia e a indústria brasileira. No novo ensino médio, o IEL vai trabalhar a futura carreira dos alunos com atividades diversas, bem como preparará os professores por meio de capacitações. Assim, ao se formarem, os estudantes terão um amplo conhecimento acadêmico e uma visão profissional madura”, afirma o superintendente do IEL, Paulo Mól.
Projeto de Vida e Carreira
A iniciativa promove duas aulas por semana na primeira série; e um encontro por semana na segunda série, com atividades como aulas, workshops, orientação de professores e conselheiros, e experiências práticas.
Durante o Projeto de Vida e Carreira os estudantes também são incentivados a se conhecerem melhor e se planejarem pessoal e profissionalmente. Isso envolve:
-
Descobrir habilidades e interesses: O estudante é incentivado a entender as próprias paixões e talentos, para que escolha uma profissão que tenha a ver com seu perfil.
-
Planejar a carreira: O aluno aprende a traçar um caminho para atingir os objetivos profissionais, considerando as opções de cursos, estágios e experiências que ele pode buscar.
-
Desenvolver competências socioemocionais: Além dos conteúdos tradicionais, o projeto também foca em desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas, que são importantes para qualquer profissão.
“O Projeto de Vida e Carreira é uma forma de tornar o Ensino Médio mais conectado com as aspirações dos jovens, ajudando-os a escolher seu itinerário formativo e se tornar mais preparados e confiantes em relação ao futuro. Em termos simples, é como um mapa que ajuda os alunos a prospectarem o futuro”, explica o superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira.
Atualmente, os temas já são abordados nas salas de aula do SESI e ajudam a entender o dia a dia no mercado de trabalho, com atividades práticas e teóricas. A aluna do SESI/SENAI de Sobradinho (DF), Fernanda Sales, 15 anos, diz que a iniciativa é inovadora, pois já fazem testes vocacionais, pesquisas e apresentações sobre algumas carreiras.
“É muito importante que nós possamos aprender sobre a carreira profissional agora, para que no futuro possamos estar mais aptos e “acostumados” com o mundo e mercado de trabalho. Isso nos auxilia a descobrir sobre a jornada do trabalho e como podemos ter um pensamento crítico a respeito da nossa saúde mental com o nosso futuro”, conta a adolescente, que está no primeiro ano do Novo Ensino Médio.
Portfólio de orientação profissional
A partir de 2025, o Projeto de Vida e Carreira terá um portfólio complementar, oferecido extraclasse, para orientação profissional planejado pelo IEL, que será aplicado em pelo menos uma unidade da Rede SESI de cada estado. As atividades previstas incluem: fóruns e congressos de carreira, testes vocacionais com psicólogo, oficinas de aprendizagem e visitas às indústrias. A equipe pedagógica da rede SESI acompanhará a execução e avaliação dos conteúdos.
Formação continuada de professores
A primeira formação de professores organizada pelo IEL e SESI acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de novembro, no Centro SESI de Formação em Educação, em Brasília (DF). Estarão presentes 48 docentes e 24 especialistas do IEL de diversos estados.
Ao final da formação, os participantes acompanharão uma palestra ao vivo de Rossandro Klinjey, psicólogo, professor e especialista em educação e desenvolvimento humano. Cofundador do programa Educa, o profissional vai discutir como os docentes podem trabalhar autoconhecimento e aspectos socioemocionais em sala de aula, além de abordar como os professores são referências para os estudantes. A palestra também será transmitida ao vivo pelo YouTube do IEL, às 15h do dia 26.