Mundo SENAI recebe mais de 320 mil pessoas em todo o Brasil

Evento realizado nos dias 14 e 15 de setembro em escolas do SENAI em todos os estados e no Distrito Federal apresentou à sociedade oportunidades de carreiras técnicas e tecnologias modernas usadas na indústria

Mais de 320 mil pessoas estiveram nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todo o Brasil durante o Mundo SENAI, realizado nos dias 14 e 15 de setembro. No evento, os visitantes conheceram oportunidades em carreiras técnicas e tecnologias industriais avançadas e serviços ofertados pelo SENAI a empresas.

No Distrito Federal, um dos destaques foi a apresentação do SENAI Fashion Fab, um espaço de co-working da área de vestuário no SENAI Taguatinga. No local, empresários e estudantes poderão alugar espaço e maquinário e receber aulas personalizadas. O espaço pode ser usado ainda para costurar um determinado tipo de tecido, aprender a fazer uma peça específica ou, quando ocorrer algum problema em sua empresa, utilizar as máquinas. São 25 equipamentos disponíveis para aluguel – desde máquinas especiais como botoneiras e caseadeiras até algumas retas, convencionais e eletrônicas. Esse é o primeiro espaço de co-working direcionado para a moda em Brasília.

Empresários também assistiram a uma palestra do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil sobre o serviço de consultoria oferecido para que cumpram as normas de gerenciamento de resíduos sólidos. Além disso, aprenderam sobre as opções de qualificação existentes na instituição. “Muitas vezes, apesar de fazer parte do Sistema Indústria, o empreendedor não conhece as instalações do SENAI. É uma forma de mostrar o que a instituição oferece em capacitação e, consequentemente, de termos empregados mais qualificados para operar equipamentos”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal, Pedro Henrique Verano.

Ainda no DF, foram apresentadas informações do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que atua na qualificação e  inserção profissional de pessoas com deficiência. “Acompanho o trabalho do SENAI há algum tempo, mas hoje aproveitei a chance do Mundo SENAI para conhecer melhor as oportunidades desse programa. Estamos em busca de novos parceiros que queiram ajudar nessa missão”, disse Silvestre Araújo, presidente da Organização Inclusiva da Pessoa com Deficiência de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.

No Mato Grosso, os estudantes fizeram uma imersão na realidade de quem tem deficiência visual ao colocar vendas para realizar atividades simples como um embrulho de presente ou preparar uma mesa para uma refeição. Para a estudante Ariane de Paula Oliveira, que está no terceiro ano, a experiência foi um choque de realidade. “É impossível fazer algo sem enxergar. A gente tem que valorizar muito as pessoas que passam por isso e ajudar no que for preciso”, disse.
 

DEMONSTRAÇÕES TÉCNICAS – A unidade do SENAI em Chapecó (SC) fez demonstrações laboratoriais de dois projetos. No Kart Elétrico, produzido pelos estudantes do curso de Técnico em Mecânica, foi preciso dimensionar todo o kart, desde o projeto até a construção. Já os alunos do curso de Técnico em Automação Industrial desenvolveram um robô goleiro. Os alunos Gustavo Batistello, Eidigon Colaço e Marcos Pietrobelli relataram que o projeto envolve várias disciplinas e, para o desenvolvimento do robô, precisaram atender normas de segurança, peso, recursos e espaço. “O robô funcionará no modo automático, manual e por controle remoto. Precisamos construí-lo como se fosse o pedido de uma indústria e a nota avaliará todas as etapas, incluindo o desempenho na competição”, enfatizou Batistello.

Em Tocantins, a tecnologia do simulador de solda, o carro automatizado que atende a comandos pelo celular e as oficinas de redes sociais, alimentos e confecção foram alguns destaques da programação que surpreendeu visitantes como a estudante Priscila Ferreira, 21 anos. “Eu não sabia algumas coisas sobre motos por exemplo, nunca tinha visto os veículos dessa forma, desmontados. Nunca imaginei que a estrutura do SENAI fosse tão completa”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Mostra de moda do SENAI apresenta peças inclusivas e sustentáveis
Alunos do Ceará apresentam ideias inovadoras no Mundo SENAI
SENAI forma campeões, diz competidor da Stock Car

Comentários