Mostra sobre evolução das profissões recebe 1.300 pessoas no primeiro dia da OC2016

Mostra oferece ao público a possibilidade de vivenciar a evolução das ferramentas ao longo do tempo e compara as profissões de centenas de anos com as atuais

Luthier, artesão de instrumentos musicais, foi uma das atrações que mais chamaram a atenção do público

A exposição a Arte do Ofício atraiu 1.300 visitantes no primeiro dia da Olimpíada do Conhecimento . A mostra, que tem o intuito de fazer o público  vivenciar a evolução das ferramentas ao longo do tempo, traz vídeos em tela 360º, jogos interativos, artefatos de milhões de anos e compara as profissões de centenas de anos com as atuais. A exposição funciona das 9h às 17h, até o próximo domingo (13).

Para o idealizador da mostra, Cláudio de Moura Castro, não se trata de um museu, mas de uma escola. “A Arte do Ofício usa as tecnologias para ensinar uma história e mostrar o aspecto prático. Por exemplo, temos um arqueólogo fazendo facas de lascas de pedra para mostrar como elas eram feitas há dois milhões de anos”, explica. Além deste, um luthier - artesão de instrumentos musicais -, um marcheteiro, um escultor de sucata e um oleiro recebem grandes atenções do público.

A parte que mais gostei foi a televisão em 360º porque a gente aprende a história da evolução do ser humano e das ferramentas - Igor Felipe Batista, estudante

O estudante Igor Felipe Batista, 15, saiu do Novo Gama (GO) para visitar a Olimpíada do Conhecimento. “A parte que mais gostei foi a televisão em 360º porque a gente aprende a história da evolução do ser humano e das ferramentas. Também chamou a atenção de todos os estudantes que vieram comigo”, afirma Igor.

A parte mais apreciada pelo encarregado geral de obras Paulo Moreira, 34, foi a dos profissionais trabalhando ao vivo. “Conversei muito com o marcheteiro e ele me explicou como é a profissão e os cursos necessários para aprender. Me interessei bastante e, quem sabe, pode ser meu futuro profissional”, aposta. Paulo também levou a filha de dois anos, Helena Moreira, para conhecer a exposição. “Trazê-la desde pequena para esse tipo de evento é importante para diversificar as experiências que ela tem. Ela fica me fazendo perguntas sobre tudo e é muito legal ter esse tipo de interação”, explica.

Segundo o curador da exposição, Júlio Heilbron, a intenção da mostra é trazer o amor do ser humano pelo trabalho e pelas ferramentas que faz. “Dessa forma conseguimos despertar vocações nas pessoas. O luthier, por exemplo, é um profissional que transforma madeira em sentimento, por meio dos instrumentos musicais que produz. É uma profissão que está acabando no Brasil”, exemplifica.

Conversei muito com o marcheteiro. Quem sabe, pode ser meu futuro profissional - Paulo Moreira, encarregado geral de obras

Quem tem tempo também pode participar de uma aula de 15 minutos sobre a energia elétrica; em seguida, há uma peça que explora o pensamento de diferentes gerações sobre as mesmas profissões.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS

Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Competidores da Olimpíada do Conhecimento vão produzir uma festa para pessoas com restrições alimentares
Começa a disputa eletrizante do Festival SESI de Robótica
7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários