Minas Gerais terá qualificação profissional pioneira no Brasil

O Centro Integrado Sebrae/Senac/Senai “Peráclito Americano” vai oferecer cursos de qualificação e aperfeiçoamento e tem previsão de início das aulas para o dia 25 de novembro

Sebrae, Senac e Senai, três das mais tradicionais prestadoras de serviços ao setor produtivo e ao comércio, se uniram e inauguraram na última sexta-feira (28), o primeiro centro integrado de qualificação profissional do Brasil, em Dionísio, no Vale do Aço. O Centro Integrado Sebrae/Senac/Senai  “Peráclito Americano” vai oferecer cursos de qualificação e aperfeiçoamento e tem previsão de início das aulas para o dia 25 de novembro.

Segundo o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior, essa é só a primeira unidade integrada. “Estamos empenhados para que as três entidades de classe estejam cada vez mais unidas para trabalhar em sinergia, unindo esforços e recursos, para oferecer qualificação profissional de qualidade e incentivar o empreendedorismo”, explicou.

Ele também disponibilizou mais uma vez a inserção do Programa Escola Móvel Senai, uma unidade itinerante equipada para qualificar o cidadão para o mercado de trabalho, uma iniciativa que oferece introdução profissional gratuita a partir do resgate de antigos ofícios, que já atua no estado, onde não tem unidades do Senai ou com cursos que a unidade local não oferece. “Na escola de ofício não perguntamos se o cidadão sabe ler ou escrever, e sim damos oportunidade para as pessoas exercerem um ofício”, explicou.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga, a atuação conjunta do Senac, Senai e Sebrae em um espaço integrado para o atendimento à população de Dionísio só vem reforçar o compromisso social. “Nós não vamos preparar mão de obra para ir embora, queremos estimular os jovens para aprender e trabalhar aqui”, enfatizou.

Para o prefeito em exercício, Francisco Souza Filho, a ideia é unir forças no atendimento à população. “Esse centro integrado é um sonho realizado e uma nova perspectiva profissional para os jovens não só de Dionísio, mas de São José do Goiabal, São Domingos do Prata e de toda a região”, diz.

Segundo Luciano Araújo, presidente da Fiemg no Vale do Aço, o Centro Integrado contribuirá na qualificação de mão de obra, geração de emprego e desenvolvimento para a região. “Esse modelo de integração das entidades é inédito no país e com certeza será replicado no intuito de transformar a realidade de outras comunidades”. Essa é a sexta unidade do Senai inaugurada em seis anos pela Regional Vale do Aço.

Por meio do Senai, a unidade vai oferecer cursos nas áreas de Elétrica Predial, Construção Civil e Soldagem. O curso de Qualificação em Elétrica Predial já está com 25 vagas disponíveis. A unidade conta com laboratórios equipados de Soldagem, Elétrica Predial e Construção civil, além de quatro salas de aula, biblioteca e área administrativa.

Relacionadas

Leia mais

SENAI oferece vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil
Dilma vai a CNI sexta-feira, 13.04, conhecer programa do SENAI para ampliar inovação e qualificação profissional
Dilma Rousseff e Robson Braga de Andrade inauguram fábrica em Minas Gerais

Comentários