Mais de 200 equipes participam de torneios regionais de robótica neste fim de semana

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, jovens vão apresentar projetos inovadores no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina
Os times são formados por jovens de escolas privadas, públicas e até por amigos que treinam em casa (equipes de garagem)

As etapas regionais estão chegando ao fim e, neste final de semana, a disputa por vagas para o torneio nacional vai ser acirrada em seis estados. Ao todo, 211 equipes vão para as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina, para apresentar soluções que contribuem para o desenvolvimento das cidades. Nesta edição, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League aborda o tema “City Shaper” (cidades inteligentes e sustentáveis).

No SESI Clube do Trabalhador (AM), pelo menos 300 alunos (30 equipes) de escolas públicas e privadas do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima vão se encontrar nos dias 7 e 8 de fevereiro, para competir.

Uma das equipes que está se preparando para o torneio é a Acrebóticos – isso mesmo, do Acre – que pretende solucionar a dificuldade dos 65 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público na capital acreana, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).

“O estado conta com poucas paradas e os alunos viram esse problema. Como aqui faz muito calor, as pessoas podem pegar câncer de pele por causa do sol. Há ainda a preocupação com as pessoas com deficiência, que não têm onde esperar o ônibus”, relata o treinador Francisco de Souza.

Pernambuco e Bahia recebem 76 equipes

Ali do lado, em Pernambuco, o SESI Paulista conta com a passagem de pelo menos 760 pessoas por dia, contando com os competidores, técnicos, colaboradores da escola e visitantes. Ao todo, 40 equipes estão inscritas para este fim de semana.

Já na Bahia, o torneio regional será nos dias 8 e 9 de fevereiro e vai reunir 36 times formados por estudantes da rede SESI de ensino, de escolas públicas e privadas. No estado, além da modalidade FLL, a escola vai cediar as provas da categoria F1 In Schools, que desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura.

Do Centro-Oeste ao Sul do país também tem etapa regional

O torneio nacional vai acontecer entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo

O Distrito Federal vai receber equipes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe, além dos próprios estudantes da capital, a partir da sexta-feira (7). No total, são 28 times que passaram meses trabalhando em um projeto de pesquisa dentro do tema da temporada e programando robôs que os representarão em desafios nos torneios.

Em Santa Catarina, além de acompanhar e torcer pelos estudantes, o público pode participar das oficinas de Robótica e de Tecnologia e Inovação, que são gratuitas e abertas para toda população. Acesse o site do SESI de Santa Catarina para conferir o horário e fazer a inscrição.

Por fim, mas não menos importante, 38 equipes de escolas privadas, públicas e de garagem vão competir em Indaiatuba (SP) pelas últimas vagas para o torneio nacional. Quem for classificado nessas etapas regionais, que acontecem em todo Brasil, vai se preparar para o grande festival que acontece entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo.

REDES SOCIAIS - Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Olá, Mundo! O seu jornal de Robótica
Torneio de robótica do Pará classifica quatro equipes para etapa nacional
Vem estudar no SESI em 2020!

Comentários