Nos dias 13 e 14 de novembro, o Serviço Social da Indústria (SESI) realizou o Encontro Nacional de Gestores Escolares com o intuito de promover a troca de experiências, discutir boas práticas de gestão escolar e fortalecer a rede SESI de educação. O evento reuniu representantes das escolas e dos Departamentos Regionais de 26 estados.
A iniciativa, lançada em agosto de 2021 pelo Centro SESI de Formação em Educação, tem como objetivo oferecer um modelo de gestão fundamentado no Ciclo de Melhoramento Contínuo da Gestão Escolar. Atualmente, 108 escolas da rede participam do programa.
O superintendente de educação do SESI, Wisley Pereira, destaca que uma boa gestão entrega resultados de aprendizagem com excelência e garante a equidade dentro da sala de aula.
“Essa iniciativa é fundamental para que a nossa rede dê o próximo passo para ser uma referência no Brasil e ajudar a mudar os aspectos que afetam a aprendizagem", afirma Wisley.
Durante os dois dias, os gestores tiveram acesso a palestras e participaram de mesas-redondas com temas como liderança educacional, gestão de resultados e avaliação de aprendizagem. Além disso, tiveram a oportunidade de ouvir o compartilhamento de boas práticas obtidas com a implementação do programa nos departamentos regionais da Bahia, Rio de Janeiro e Alagoas.
“Esse encontro é uma oportunidade para ouvi-los, para que vocês, gestores, compartilhem conosco como está sendo a implementação do programa nas escolas e troquem experiências entre os Departamentos Regionais para coordenar as melhores práticas”, ressalta Kátia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação.
Entenda o Programa SESI de Gestão Escolar
De maneira simples, o PSGE oferece ferramentas e métodos para que os gestores (diretores, coordenadores e docentes) das escolas possam organizar melhor as atividades, otimizar recursos, melhorar a qualidade do ensino e promover um ambiente mais eficiente e saudável para alunos e professores.
O foco principal é ajudar as escolas a se tornarem mais eficazes na gestão, com a intenção de melhorar o desempenho dos alunos e facilitar o trabalho dos educadores. O programa atua em duas frentes: a Formação de Gestores Escolares, com carga horária de 200 horas; e a implementação da Metodologia SESI de Gestão Escolar, dividida nas seguintes etapas:
- Formação Inicial;
- Ações Preparatórias;
- Diagnóstico Escolar;
- Elaboração do Planejamento de Melhoramento;
- Implementação do Plano de Melhoramento;
- Apuração de Resultados; e
- Avaliação Externa e Certificação.
Além disso, a metodologia está estruturada em cinco áreas: liderança e planejamento pedagógico; gestão administrativa e financeira; desenvolvimento profissional; relacionamento com alunos, pais e comunidade; e gestão de resultados.
Histórico do Programa de Gestão do SESI
A iniciativa começou a ser estudada pelo SESI em 2013, quando um programa nacional de gestão escolar foi implementado na rede pública pela Fundação Chile. Com base nesse bom resultado internacional, a metodologia foi avaliada e incorporada ao sistema educacional do SESI, em parceria com a Fundação L’Hermitage.
Em 2021, a rede iniciou a implementação do PSGE, em caráter piloto, em 27 escolas de 26 unidades da federação. Para isso, foi oferecido um curso a distância na etapa 1: formação inicial, com 70 horas, para difundir conhecimentos básicos de gestão escolar, bem como as principais características do SESI.
Com o resultado positivo, o curso foi incorporado ao portfólio de formações da Unindústria, Universidade Corporativa do SESI e do SENAI. Após a criação do Centro SESI de Formação em Educação, as demais etapas do programa passaram a ser conduzidas pelo Centro.
O professor Manoel Alves, da Fundação L’Hermitage, enfatiza que o grande desafio do PSGE, além de aprimorar o cotidiano das escolas, é perdurar, sendo não apenas um programa de excelência comprovada, mas também transformar essa metodologia em uma cultura institucional.
Próximos Passos do PSGE
No dia 5 de dezembro, será realizada a reunião do Conselho para avaliar as escolas SESI que receberão o certificado. A certificação dos gestores celebrará a conclusão dos cursos e reforçará o impacto positivo que esses profissionais têm em suas comunidades escolares.
Os gestores terão, ainda, a oportunidade de realizar uma complementação pedagógica opcional de 160 horas para obter a titulação de especialistas em Gestão Escolar.
Confira como foi o encontro nacional de gestores do SESI: