Jovens com síndrome de Down realizam simulados em Mato Grosso de olho na Olimpíada

No dia 3 de setembro eles estarão em Belo Horizonte, local do torneio, e garantem que vão lutar pela medalha de ouro

O grupo viaja para Minas Gerais para superar mais um desafio e quem sabe voltar com a medalha de ouro

Eles são poucos, mas representam milhares de pessoas que superaram dificuldades e preconceito para crescer e atuar na profissão que escolheram. A síndrome de Down não impõe a ninguém uma vida limitada ao convívio familiar. Os dez estudantes que disputam a maior competição de educação profissional do país - Olimpíada do Conhecimento – na modalidade Pessoa com Deficiência (PcD), são prova disso. No dia 3 de setembro eles estarão em Belo Horizonte, local do torneio, e garantem que vão lutar pela medalha de ouro. Para isso, partiparam do último simulado da competição, em Cuiabá. 

O pai do competidor Rodrigo de Lima Gonçalves Pereira é o aposentado Sidney Gonçalves Pereira. Ele acompanhou o filho de Rondônia a Cuiabá para mais um simulado. Não por acaso, já que para Sidney, este é um universo totalmente novo. “Jamais pensei em ver meu filho em uma competição. É uma satisfação que não consigo explicar”. Segundo ele, o jovem passou por grandes transformações desde que decidiu fazer o curso técnico em Panificação do SENAI. “Ele está muito mais atento, tranquilo, alegre e se sentindo amado. Pediu até um celular de presente para ligar para os amigos”, revela. 

Sidney revela que foram muitas as dificuldades até aprender a lidar com o próprio filho. “A gente não sabia bem como agir, o que fazer, qual o melhor lugar para ele estudar ou se ele, algum dia, poderia entrar no mercado de trabalho”. Agora, o aposentado não tem dúvida sobre o futuro de Rodrigo e já tem estrutura suficiente para ajudar o neto, que também é portador da síndrome. “Minha visão hoje é outra, eu leio muito e sempre busco saber mais para ajudar a todos que passaram ou passam pela mesma situação que eu”. 

DETERMINAÇÃO - A estudante Jaqueline Rodrigues Macedo, de 22 anos, é a representante de Cuiabá na competição. Aplicada e muito determinada, a jovem mostra que, para quem tem um objetivo, nada é impossível. Ela adorou conhecer os outros competidores e poder fazer mais amizades. “Estamos tirando fotos e conversando e eu fico cada vez mais ansiosa pela prova”, contou. Quando questionada sobre estar preparada, a jovem respondeu que sim. “Eu acho que estou bem no pão Francês”. 

Quem já está acostumada com competições é a estudante Marfiza Barros, de 33 anos. Ela participou de vários campeonatos de dança e ginástica rítmica, mas é a primeira vez que vai testar as habilidades na cozinha. A mãe coruja, Maria, é a maior incentivadora da filha. “Estou muito ansiosa, cada etapa é de muita emoção. Para mim, ela já é uma vencedora”. 

De acordo com o instrutor de Panificação para PcD, Marlon Carlos Meneses, o simulado leva em conta critérios subjetivos e objetivos, a fim de nivelar os competidores. São analisados quantidade, peso, aspecto visual, sabor, textura, aroma, uniformidade e padronização. “É uma etapa importante que permite não apenas testar as habilidades técnicas, mas o emocional dos competidores”. Durante o período de avaliação, os alunos fizeram pães, massas semidoces com uma modelagem recheada, e um produto de formulação livre contendo queijo ou cenoura. 

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento 2014 abre inscrições para programa de voluntários
SENAI escolhe Luciano Huck como embaixador da Olimpíada do Conhecimento 2014
Senai promove dias 14 e 15 etapa municipal da Olimpíada do Conhecimento

Comentários