Olimpíada do Conhecimento 2014 abre inscrições para programa de voluntários

Olimpíada é a maior competição de educação profissional das Américas

Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) recebe inscrições para quem deseja ser voluntário durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, a maior competição de educação profissional das américas. O evento será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, entre 3 e 6 de setembro. Os voluntários, por sua vez, vão trabalhar entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. 

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, morar na região metropolitana da capital mineira e ter disponibilidade de horário para o trabalho. Os voluntários terão direito a transporte, alimentação, uniforme e certificado de participação. 

Essa é a primeira vez que o Sistema Indústria convoca voluntários para a competição, que está em sua 8ª edição. A experiência vai funcionar como um teste para a versão internacional do torneio, a WorldSkills, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em 2015, na cidade de São Paulo. “O Brasil está começando com essa cultura agora. O trabalho voluntário já é realidade, e muito bem sucedida, em vários eventos pelo mundo. É um exercício de cidadania”, conta a coordenadora do programa de voluntários da Olimpíada do Conhecimento, Janaína Mascarenhas. Ela explica que e eles atuarão em visitas guiadas, recepção das comitivas e no restaurante do evento. Ouça aqui.

Nas últimas edições da competição internacional (2013, na Alemanha, 2011, na Inglaterra e 2009, no Canadá), a participação de voluntários foi considerada um sucesso. O objetivo da iniciativa é envolver outras instituições de ensino no evento, despertar e incentivar a comunidade para os valores e vantagens da formação profissional. 

Os voluntários devem ser comunicativos, ter disposição, iniciativa, bom humor e, de preferência, estudarem em escolas ou universidades públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas até 9 de junho pela internet e a divulgação dos selecionados será no dia 25 do mesmo mês. O treinamento acontece em agosto. 

A Olimpíada do Conhecimento em números: 

Serão mais de 800 competidores de todo o país 
A disputa será em 58 ocupações profissionais da indústria e comércio 
São esperados 300 mil visitantes nos quatro dias do torneio


CONHEÇA A OLIMPÍADA - Promovida pelo SENAI a cada dois anos, a competição reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

No torneio, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. 

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas. 

Relacionadas

Leia mais

Evento em São Paulo define detalhes técnicos da WorldSkills 2015
Estudantes do Senai-MT se prepararam para o WorldSkills
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento

Comentários