Japão pode realizar parceria técnica com o SENAI

Comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) discutiu aliança na formação profissional voltada à Indústria da Construção Naval, Petróleo, Gás e Offshore

O diretor regional do SENAI, Sérgio Gaudêncio Portela, a diretora técnica, Ana Cristina Dias e o diretor da Escola Técnica do Cabo, Eduardo Veiga, receberam no dia 11 comitiva composta por representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Departamento Nacional da entidade. Na visita, realizada na sede do SENAI, em Santo Amaro, foi discutida a possibilidade de parceria com a JICA na formação profissional no Estado voltada para a Indústria da Construção Naval, Petróleo, Gás e Offshore.

O governo japonês atualmente analisa projeto de cooperação técnica entre o SENAI, JICA e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio que prevê a formação de profissionais do SENAI, intercâmbio técnico a adequação dos equipamentos existentes nas escolas técnicas. Entre as atividades da parceria a ser desenvolvida está um novo portfólio de produtos e serviços para atender a cadeia de petróleo, gás, naval e offshore, com auxílio de especialistas japoneses. O projeto prevê, ainda, o aporte de R$ 5,2 milhões e duração de quatro anos, com a possibilidade do investimento e período serem duplicados.

O diretor Regional, Sérgio Gaudêncio, fez uma apresentação sobre a estrutura do SENAI Pernambuco e comentou a importância de se estabelecer esse contato. "O SENAI tem interesse nessa parceria que permitirá importante intercâmbio tecnológico com o Japão, podendo contribuir com a competitividade da indústria de construção naval, petróleo e gás em nosso Estado", afirmou Gaudêncio.

Relacionadas

Leia mais

Acordo entre Brasil e Japão vai acelerar exame de patentes
Brasil e Japão devem caminhar para um acordo de livre comércio, diz CNI
CNI defende que governo assine acordos de patentes com China, Coreia do Sul, Japão e União Europeia

Comentários