IEL e CNPq renovam parceria e preveem mais bolsas no Inova Talentos

Parceria de dez anos, foi renovada para mais seis. Instituições preveem distribuição de 1.060 bolsas em 530 projetos em todo Brasil

Ricardo Magnus Osório Galvão, do CNPq, e Paulo Afonso Ferreira, do IEL, assinaram novo acordo em Brasília

Este ano, a parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) completa 10 anos com resultados marcantes no Inova Talentos. Desde o início do programa, foram realizados mais de 1.700 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com a participação de quase 600 empresas e mais de 2.800 bolsistas por todo país. Além disso, a taxa de efetivação de bolsistas nas empresas em que atuaram é de 80%.

Nessa terça-feira (27), o acordo que sela a parceria das instituições foi renovado para a 4ª edição, com o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação. Para os próximos seis anos, o IEL e o CNPq preveem o investimento de R$ 49,5 milhões em 1.060 bolsas em 530 projetos em todo Brasil.


"A parceria entre o IEL e o CNPq é uma contribuição importante para a formação de profissionais de alta qualidade para o futuro.O número de pessoas com cultura de inovação e preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, seja na indústria ou seja em outro setor, é o que nos interessa”, reforça o superintendente do IEL, Eduardo Vaz.


O presidente do CNPq, Ricardo Galvão, frisou que, cada vez mais, evoluímos para economia do conhecimento. “Esse vai ser o grande acervo, grande poder, o grande ouro: o conhecimento”, afirma Galvão.

"Estamos extremamente satisfeitos com a renovação desse acordo", complementa o diretor geral do IEL, Paulo Afonso. Para ele, reter os jovens talentos no Brasil, a partir de programas de interação entre academia e empresas, é fundamental para o desenvolvimento do país com inovação e tecnologia. 

Mais sobre o Inova Talentos

Criado em 2013, o Inova Talentos é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para fomentar projetos de inovação em empresas e capacitar jovens talentos por meio de bolsas.

O programa tem como foco a integração entre academia e empresas para promover o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira por meio do aporte à inovação.

O IEL é responsável por recrutar, selecionar e capacitar profissionais com vivência acadêmica, para levar uma nova visão e acelerar os seus projetos de inovação.

Relacionadas

Leia mais

Job no Ar! IEL abre 1,1 mil vagas de estágio
Entre flores e patentes: conheça Henry Suzuki, uma figura peculiar no ecossistema de inovação
Inova Talentos está com vagas para consultores

Comentários