Fiems apresenta fatores de desenvolvimento industrial a oficiais do Exército

Objetivo da apresentação em Campo Grande (MS) foi mostrar as potencialidades regionais e os principais problemas estratégicos do Estado para entender os reflexos na expressão militar

O diretor-corporativo do Sistema Fiems, Jaime Verruck, apresentou, na manhã desta sexta-feira (06/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o perfil industrial de Mato Grosso do Sul para uma comitiva de 26 oficiais do Exército Brasileiro, que são alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. O objetivo é mostrar as potencialidades regionais e os principais problemas estratégicos das áreas visitadas para entender os reflexos na expressão militar.

Jaime Verruck pontuou os principais fatores positivos e restritivos ao desenvolvimento industrial do Estado. Ele apontou a preocupação da Fiems com a logística. "Temos o projeto Centro-Oeste Competitivo para fazer o levantamento dos modais de transporte e uma prospecção para 2020 para verificar o tamanho desse gargalo, que hoje necessitaria de um investimento de R$ 32 bilhões para melhorar e facilitar a infraestrutura de Mato Grosso do Sul", disse.

O coordenador da unidade de economia, estudos e pesquisas do Sistema Fiems, Ezequiel Martins, destaca que a indústria está entre os setores econômicos de maior crescimento em Mato Grosso do Sul, com uma taxa nominal de crescimento anual do PIB (2005-2010) de 17,53%. A estimativa de crescimento do PIB industrial até 2014 é de R$13,6 milhões. "Atualmente o número de indústria chega a 11.250 estabelecimentos e gera 138.141 empregos, sendo que a indústria que mais emprega é a da construção civil, seguida da indústria frigorifica e pelo setor sucroenergético", detalhou. 

Já o assessor de meio ambiente e assuntos indígenas da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Josiel Quintino dos Santos, fez uma apresentação sobre os estudos estratégicos do Estado, tratando da questão fundiária envolvendo os índios do Estado. "Tratamos de maneira genérica dos conflitos indígenas no Estado, como a questão da demarcação de terras indígenas que já vem sendo debatida e os produtores tem sentido na pele a gravidade da situação", afirmou.

Na avaliação do responsável pela comitiva, coronel do Exército Marcos Souto de Lima, conhecer o painel econômico e a vocação de cada região é fundamental para formar oficiais de Estado-Maior mais preparados para atuar como assessores nos grandes comandos e escalões mais elevados da Instituição. "Observamos que uma grande dificuldade que o Mato Grosso do Sul tem com a questão da logística também é um obstáculo para nós, que dependemos de vias para fazer operações de defesa", ressaltou.

No entanto, apesar das dificuldades de logística enfrentadas pelo Estado, o coronel do Exército avaliou que a região tem se desenvolvido cada vez mais. "É interessante verificar que mesmo com essa questão Mato Grosso do Sul consegue continuar no o caminho do desenvolvimento econômico", declarou.

Relacionadas

Leia mais

Apoio do Sistema Fiems e incentivos do Governo ampliam desempenho da indústria na Capital
Fiems inicia rodada de pesquisa e mostra liderança de Márcia em Três Lagoas
Fiems aponta incoerência na ação de Alckmin contra os incentivos para frigoríficos do Estado

Comentários