Fiems inicia rodada de pesquisa e mostra liderança de Márcia em Três Lagoas

O objetivo da pesquisa é oferecer ao eleitor a oportunidade de acompanhar o desempenho dos candidatos a prefeito nestas eleições

A Fiems promove, a partir destas eleições, a realização de pesquisas nos municípios polos para a indústria de Mato Grosso do Sul. O objetivo é oferecer para o eleitor a oportunidade de acompanhar o desempenho dos candidatos a prefeito, nestas eleições. “Vamos oferecer um instrumento imparcial e isento de interesses políticos”, esclarece o presidente da Fiems, Sérgio Longen. As pesquisas serão sempre realizadas em parcerias com Institutos do Estado e também do País, seguindo modelo já adotado pela CNI nos períodos eleitorais e para avaliação do desempenho do Governo Federal.

A primeira pesquisa de intenção de votos e rejeição sobre os candidatos, realizada pela Tendência Pesquisa de Mercado de Campo Grande, entre os dias 17 e 19 deste mês, entrevistando 403 eleitores, foi feita em Três Lagoas e divulgada nesta quinta-feira (23/08) pelo Radar Industrial da Fiems. A pesquisa aponta que a prefeita Márcia Moura, candidata à reeleição pelo PMDB, lidera as intenções de voto tanto na espontânea, quanto na estimulada.

Na pesquisa estimulada, Márcia Moura tem 48,6% das intenções de votos, enquanto o candidato Angelo Guerreiro (PSD) aparece com 33,3% e o candidato Dr. Tidico (PRP) com 1,0%, sendo que os votos brancos e nulos somam 4,5% e os indecisos 12,7%. Já na pesquisa espontânea a atual prefeita tem 38,7% das intenções de voto, seguida por Guerreiro com 25,1% e Dr. Tidico com 0,7%, sendo que os votos em branco e nulo somam 4% e 31,5% dos pesquisados declararam não saber em quem votar.

Quanto à rejeição dos candidatos junto ao eleitorado de Três Lagoas, o candidato Dr. Tidico apresentou índice de 59,1%, enquanto Márcia Moura tem 14,6% e Angelo Guerreiro com 13,2%, sendo que 11,7% dos eleitores não sabem ou não rejeitam nenhum candidato, 0,5% rejeita Angelo Guerreiro e Dr. Tidico e 1,0% rejeita a todos os três candidatos.

Contratada pelo Sistema Fiems, a pesquisa tem margem de erro de 4,8 pontos percentuais, tanto para mais como para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Ela foi realizada na zona urbana de Três Lagoas e registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com o número MS-00094/2012.

Avaliação

A pesquisa contratada pelo Sistema Fiems também consultou a avaliação da administração da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do governador André Puccinelli (PMDB). No caso de Dilma Rousseff, 64,3% dos entrevistados disseram que a administração dela é positiva, enquanto 26,3% a classificaram como regular, 9,2% como negativa e 0,2% não sabe responder. Já a avaliação da administração de André Puccinelli aparece como positiva para 66,5%, regular para 28,3%, negativa para 4,7% e 0,5% não sabe responder.

Relacionadas

Leia mais

Processo eletrônico aumentou participação em eleições sindicais
Resultado das eleições dá base confortável para governo aprovar PEC do teto, diz diretor da CNI
ExpoCidades vai promover o encontro entre setor produtivo e prefeitos eleitos

Comentários