FatecSenai Campo Grande inicia curso de serigrafia básica em indústria

Idealização do curso foi motivada para atender demandas dos setores industriais têxtil e do vestuário do estado

A FatecSenai Campo Grande, em parceria com o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), iniciou, ontem à noite (24/06), o curso de serigrafia básica para atender a demanda das indústrias do segmento têxtil e do vestuário do Estado. Ao todo, o curso está capacitando 15 trabalhadores, utilizando as dependências da Silk Camiseteria, tendo também como foco o ensino do corel básico.

Para o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, a iniciativa é fruto de uma reivindicação dos empresários, que buscam mão de obra especializada. "Existe uma falta de profissionais nessa área e as empresas têm solicitado esse tipo de treinamento", disse, completando que as peças produzidas serão todas doadas a entidades assistenciais. Já a supervisora técnica do vestuário da FatecSenai, Juliana Gambim, ressaltou que o curso atende a demanda apresentada pelo Sindicato. "As próprias empresas indicaram os funcionários para fazer o curso", declarou.

O proprietário da Silk Camiseteria, Gilzeu Miranda Pereira, que vai ministrar o curso, destacou a carência de profissionais na área em Mato Grosso do Sul. "Não há profissionais que dominem as técnicas. Eu mesmo demorei para encontrar mão de obra para poder contratar", disse, lembrando que serão 3 horas de aula por dia, de segunda à sexta-feira, sempre no período noturno. "O pessoal vai sair em condições de atuar no mercado", afirmou.

É o que pretende o empresário Hélio Borges Neto, da HBN Camiseteria, que atualmente tem de terceirizar o serviço de serigrafia. "A partir desse curso, a ideia é realizar o trabalho de serigrafia na minha empresa. Aprendendo a fazer podemos atender mais clientes e encurtar os prazos. Esta é minha intenção", declarou. Ele levou o filho, Hélio Borges Neto Júnior, 21 anos, para também aprender a técnica.

"Eu acredito que essa iniciativa é muito boa para dar oportunidade paras pessoas aprenderem. Eu mesmo não tenho qualquer noção de serigrafia e depois do curso quem sabe vou poder ajudar meu pai", garantiu Hélio Jr. Já o trabalhador Anderson Amorim de Oliveira, 20 anos, que atua com serigrafia na empresa Sun Fish, pretende agregar conhecimento. "Sempre é bom participar de cursos como este. Há sempre alguma coisa para aprendermos", disse.

Relacionadas

Leia mais

FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular
Vestibular da FatecSenai Campo Grande atrai dezenas de candidatos
Presidente da Fiems autoriza início da reforma da FatecSenai Campo Grande

Comentários